Visando melhorar o atendimento e funcionamento do sistema interno de saúde, a Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da Secretaria de Saúde, está migrando o sistema para o e-SUS. Os servidores da saúde participaram na última terça-feira, 12 de agosto, da capacitação para operacionalização do novo sistema.
O e-SUS é uma estratégia do Ministério da Saúde para informatizar e modernizar o Sistema Único de Saúde (SUS), com foco na Atenção Primária à Saúde (APS). O objetivo é substituir sistemas manuais por sistemas eletrônicos, como o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), para melhorar a gestão da informação, a qualidade do atendimento e a eficiência do SUS.
O e-SUS APS oferece ferramentas para os gestores, como painéis dinâmicos de produção e saúde populacional chamados de Painel e-SUS APS e Gestão e-SUS APS, que ajudam na análise rápida dos dados e nas decisões estratégicas do município.
Com a migração para o e-SUS, que será feita de forma gradual, todos os procedimentos realizados pelas unidades podem ser cadastrados em tempo real, integrando sistemas, proporcionando agilidade no envio de informações ao Ministério da Saúde, e resultando em redução de custos para o município, podendo os recursos empregados no sistema atual, serem usados em outras demandas da Saúde.