A Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da Secretaria de Cultura e Defesa do Folclore, em parceria com a Secretaria de Educação, iniciou uma nova etapa do projeto “Museu em Movimento”, agora envolvendo também as turmas da Educação Infantil, com cronograma definido para os próximos meses do segundo semestre letivo.
A iniciativa integra o Programa Municipal de Conscientização do Patrimônio Histórico-Cultural, por meio do Núcleo de Ações Educativas, e tem como objetivo ampliar o acesso dos alunos da Rede Municipal aos equipamentos culturais da cidade, estimulando a valorização do patrimônio histórico e fortalecendo a identidade cultural desde os primeiros anos de formação.
No primeiro semestre, o projeto contemplou as turmas do Ensino Fundamental I, com visitas educativas e programações especiais nos museus locais. Agora, com a expansão para a Educação Infantil, ainda mais crianças terão a oportunidade de vivenciar experiências culturais significativas, por meio de uma agenda pedagógica planejada para cada faixa etária.
Durante as atividades, os estudantes participam de um receptivo lúdico com linguagem teatral, que apresenta histórias dos espaços culturais e conduz os alunos em uma imersão criativa e interativa.
O projeto contempla os três museus públicos de Olímpia: a ECO – Estação Cultura de Olímpia, o Museu de Arte Sacra e Diversidade Religiosa (temporariamente fechado para troca de exposição) e o Museu do Folclore, fortalecendo o vínculo entre escola, cultura e comunidade. A visitação dos museus de Olímpia é gratuita e aberta ao público, todos os dias, das 9h às 21 horas.
VISITAS ESCOLARES
Além das escolas da rede municipal de Olímpia, qualquer escola interessada da cidade e de toda a região pode agendar visitas guiadas nos museus públicos. Para isso, basta entrar em contato com a Secretaria de Cultura e Defesa do Folclore pelo telefone (17) 3281-6415 para mais informações.