Na Estância Turística de Olímpia, educação é prioridade – e os números comprovam isso. Segundo dados recentes, 74,72% dos alunos do 2º ano da rede municipal já estão alfabetizados, superando tanto a média estadual quanto a nacional. O resultado expressivo colocou o município em 1º lugar em alfabetização entre as redes municipais da Diretoria Regional de Ensino de Barretos.
Estes avanços são fruto direto do trabalho consistente realizado por professores, diretores e demais servidores da Secretaria Municipal de Educação e dos investimentos em formação desde a pré-escola. Desde que passou a integrar o programa estadual Alfabetiza Juntos, em 2024, Olímpia já apresenta um salto de 15% nos índices de alfabetização e letramento.
O programa Alfabetiza Juntos é uma iniciativa da Secretaria de Educação de SP que envolve escolas de todo o estado para alcançar uma meta desafiadora: alfabetizar 90% das crianças até 7 anos até 2026 por meio da formação continuada de professores, avaliação periódica dos alunos, distribuição de material didático e acompanhamento pedagógico desde a pré-escola até os anos iniciais do ensino fundamental.
Desde a adesão do município ao programa, todas as escolas municipais tiveram um desempenho superior à meta estadual, resultado do esforço coletivo de pedagogos, pais e responsáveis e da gestão municipal.
Como forma de reconhecer esses resultados e compartilhar experiências bem-sucedidas, a Secretaria Municipal de Educação promoveu, na última terça-feira (16), o 2º Seminário de Boas Práticas, realizado na Casa da Cultura. O seminário integra as ações do próprio programa Alfabetiza Juntos-SP, que incentiva as redes municipais a implementarem práticas pedagógicas eficazes e a valorizarem seus educadores.
O evento reuniu diretores, professores e demais servidores para a troca de experiências e apresentação de projetos pedagógicos de sucesso. Um dos destaques do seminário foi a premiação da professora Francieli Boizan Fernet, da EMEB “Prof. Maurício César Alves Pereira”, pelo trabalho de Fluência Leitora, voltado ao desenvolvimento da leitura e interpretação textual dos alunos.
Além disso, cinco escolas da rede municipal foram reconhecidas com o Índice de Excelência Educacional (IEE) por superarem as metas no Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar de São Paulo (SARESP) de 2024:
• EMEB Prof. Reinaldo Zanin
• EMEB Prof. Maurício César Alves Pereira
• EMEB Santo Seno
• EMEB Joaquim Miguel dos Santos
• EMEB Dona Luiza Seno de Oliveira
Em Olímpia, as boas práticas de ensino têm se refletido em melhor desempenho dos alunos e maior engajamento das equipes escolares. Com um compromisso firme com a alfabetização e com a valorização dos profissionais da educação, a cidade segue como referência regional em ensino de qualidade.
A iniciativa reforça o comprometimento da Prefeitura com uma educação de qualidade, focada nos pilares da alfabetização e do letramento como base para o desenvolvimento cognitivo e o pensamento crítico das crianças.
Confira outras fotografias por meio do link: https://tinyurl.com/55cjkktf