Com o objetivo de ampliar a doação de sangue e de medula óssea na Unidade de Hemoterapia, a Prefeitura Estância Turística de Olímpia reforça a campanha de solidariedade do Hemocentro, unidade engajada em aumentar os estoques dos bancos de sangue e de cadastros de doadores de medula, para atender a cidade e a microrregião.
A iniciativa chama a atenção para a causa, tendo em vista o estoque baixo da unidade, o que interfere diretamente no atendimento da Santa Casa de Misericórdia, que faz a transfusão de sangue em casos necessários. A ação solidária visa também aumentar as chances de sobrevivência de pacientes que aguardam por transfusões e transplantes de medula neste semestre do ano.
Diante disso, os profissionais do Hemocentro ressaltam que, além de ser um gesto de empatia com o próximo, a doação é um ato de responsabilidade social e cuidado com a saúde da comunidade. O processo de doação é seguro, rápido e fundamental para atender emergências médicas, cirurgias e tratamentos contínuos.
Para o vice-prefeito e secretário municipal de Saúde, Márcio Iquegami, a campanha é importante para conscientizar a população que doar sangue é um gesto simples capaz de transformar vidas. “Doar sangue é um pequeno ato de solidariedade que pode ter um impacto gigantesco e mudar o destino das pessoas que mais precisam”, acentua. Pessoas vitimadas por acidentes e pacientes em tratamentos de doenças crônicas são os principais beneficiados.
Segundo o Ministério da Saúde, uma única doação de sangue pode salvar até quatro vidas. Isto porque os componentes sanguíneos, como plasma, plaquetas e hemácias, podem ser utilizados por pessoas em diferentes tratamentos. A doação de medula óssea, por sua vez, traz esperança de cura para aqueles em tratamento de cânceres como a leucemia.
O Hemocentro de Olímpia funciona de segunda a sábado, das 07h às 12h, e para doar ou se cadastrar basta apresentar documentos pessoais com foto. Os profissionais de saúde da unidade orientam que os interessados em doar sangue devem ter entre 16 e 69 anos, pesar acima de 50 kg e apresentarem boas condições de saúde. A equipe realiza uma triagem prévia para avaliar se o paciente está liberado para doar. O processo dura em média 40 minutos e é indolor.
A unidade fica localizada na Rua Síria, 190, ao lado da Santa Casa de Misericórdia, na região central do município.