Ir para o conteúdo

Prefeitura da Estância Turística de Olímpia-SP e os cookies: nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.
ACEITAR
PERSONALIZAR
Política de Cookies e Privacidade
Personalize as suas preferências de cookies.

Clique aqui e consulte nossas políticas.
Cookies necessários
Cookies de estatísticas
SALVAR
Prefeitura da Estância Turística de Olímpia-SP
Acompanhe-nos:
Rede Social Instagram
Rede Social Youtube
Rede Social Facebook
Notícias
OUT
13
13 OUT 2025
SAÚDE
Menos fila, mais agilidade: Olímpia implanta TeleUPA com atendimento médico de emergência on-line
receba notícias
Pensando na melhoria da qualidade dos serviços de saúde e com menos tempo de espera para quem busca atendimento de emergência, a Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, acaba de lançar uma alternativa tecnológica inédita na rede pública: a TeleUPA.

Mais um passo importante na modernização do atendimento médico, que chegou, neste mês de outubro, novo serviço on-line por videochamada, voltado a pacientes com sintomas leves que procuram a UPA – Unidades de Pronto Atendimento da cidade.

A medida é capaz de otimizar o atendimento e ampliar o acesso à saúde, pensando em desafogar as filas de espera e os serviços de telemedicina, com a prestação remota de atendimento que conecta médicos e pacientes à distância de uma tela.

A TeleUPA de Olímpia, disponível exclusivamente aos munícipes, oferece atendimento on-line para esclarecimento de dúvidas, análise de exames, prescrição de medicamentos e emissão de atestados, garantindo agilidade e eficiência no cuidado à saúde.

Apenas neste mês de estreia, cerca de 200 olimpienses já foram atendidos via a tecnologia. Com funcionamento diário das 07h às 00h, a plataforma permite que moradores sejam assistidos por profissionais da rede de urgência e emergência, sem a necessidade de permanecer em triagens presenciais.

A proposta busca diminuir o tempo de espera, agilizar o fluxo de atendimento e ampliar o acesso à saúde pública e gratuita no município. O tempo máximo na fila digital via o aplicativo de Olímpia é de, em média, 15 minutos.

Para acessar o serviço, o paciente deve utilizar o site app.doctacare.com ou baixar o aplicativo próprio. Os moradores também podem acessar o atendimento via aplicativo Conecta+ Olímpia.

Para ser atendido, é preciso realizar um breve cadastro com informações pessoais: nome completo, CPF, data de nascimento e endereço para criar uma senha de acesso. Após o registro, o sistema faz uma triagem inicial, no qual o usuário informa doenças pré-existentes, possíveis alergias e os sintomas apresentados. Depois de aceitar os termos de uso, o paciente é direcionado para uma fila virtual para aguardar a chamada para uma consulta por vídeo com um médico. É importante que o paciente ative a localização do celular, uma vez que o atendimento é restrito ao território de Olímpia. O atendimento está disponível para moradores a partir dos 12 anos, desde que menores estejam acompanhados por um responsável.

Durante o atendimento remoto, o profissional pode prescrever receitas, solicitar exames e encaminhar orientações médicas, tudo de forma digital e segura. As informações ficam registradas no prontuário eletrônico do paciente, garantindo a continuidade do acompanhamento. 

A implantação do TeleUPA marca mais um avanço nas ações de inovação e modernização da Saúde de Olímpia, tornando o atendimento mais ágil, acessível, sem se esquecer da escuta humanizada.
Com o uso da tecnologia, Olímpia fortalece sua rede pública e se compromete com a entrega de uma saúde pública, gratuita e de qualidade e centrada no cuidado com as pessoas.
 
Secretarias Vinculadas
Seta
Versão do Sistema: 3.4.4 - 23/07/2025
Copyright Instar - 2006-2025. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia