A Estância Turística de Olímpia marcou presença na etapa final da 14ª Conferência Estadual de Assistência Social, realizada em São Paulo, nos dias 29 e 30 de outubro. Com o tema “20 anos do SUAS: construções, proteção social e resistência”, o encontro teve como objetivo avaliar os avanços da política de assistência social, identificar desafios e propor diretrizes que irão compor o Plano Decenal da Assistência Social (2027–2037).
O município foi representado por Kauã Victor Ferri, representante da sociedade civil olimpiense, um dos 252 delegados nacionais eleitos que definirão dez propostas para o Estado e cinco para a União, a serem encaminhadas para a 14ª Conferência Nacional de Assistência Social, que será realizada em Brasília (DF), de 6 a 9 de dezembro de 2025.
Durante a conferência estadual, foram discutidos os cinco eixos estratégicos estabelecidos pelo Conselho Nacional da Assistência Social (CNAS), abrangendo temas como a universalização do SUAS, o aperfeiçoamento contínuo da gestão e valorização profissional, a integração entre benefícios e serviços, a transparência na gestão democrática e a sustentabilidade financeira — com foco na regularidade do cofinanciamento e nos impactos do arcabouço fiscal e da reforma tributária.
Nessa fase final, foram definidas as propostas que comporão o documento oficial do Estado de São Paulo. Os delegados eleitos, incluindo o representante olimpiense, terão a missão de levar as contribuições paulistas à conferência nacional, consolidando avanços significativos nas diretrizes da proteção social no Brasil.
A realização da conferência estadual reuniu representantes de todo o estado para alinhar as propostas regionais e reforçar a importância da participação dos municípios na construção de políticas públicas mais inclusivas. Com 20 anos de existência, o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) segue sendo o principal instrumento de fortalecimento da rede de proteção e promoção social no país.









