Em novembro, a Estância Turística de Olímpia anunciou mais um passo decisivo rumo à modernização do aplicativo de serviços públicos integrados. A Prefeitura instituiu, via Diário Oficial Eletrônico, o Programa Municipal Conecta+Olímpia – programa de Governo Digital, Inovação e Inteligência de Dados, com nova fase de ampliação do sistema tecnológico.
O Decreto Nº 9.773/2025, alinhado às legislações federais de Governo Digital (Lei 14.129/2021) e de Proteção de Dados Pessoais – LGPD (Lei 13.709/2018), consolida o aplicativo e as redes institucionais da prefeitura como principais portas de acesso digitais do cidadão aos serviços públicos.
Agora, a iniciativa passa a integrar o Planejamento Estratégico da gestão municipal de 2025-2028, elaborado em parceria com a Fundação Dom Cabral, e reforça o compromisso da Prefeitura com a inovação, eficiência, transparência e transformação digital.
A ampliação do App Conecta+ segue em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, que visam solucionar demandas de modernização em instituições eficazes.
Governança digital integrada com foco no cidadão
O App Conecta+Olímpia, que é gratuito para download em celulares, passa a funcionar como a estrutura integradora da política municipal de transformação digital, reunindo sistemas, bases de dados, plataformas e projetos estratégicos de inovação.
As principais mudanças anunciadas pelo decreto preveem que o App Conecta+ seja o programa oficial do novo Governo Digital, com conexão total dos sistemas das secretarias da Prefeitura e um Comitê Gestor para monitorar a eficiência do sistema. O programa visa abranger todos os órgãos da administração direta e estimula parcerias com instituições públicas e privadas, centros de pesquisa e organizações da sociedade civil.
O decreto estabelece sete eixos orientadores para a implementação do programa:
1. Plataforma Cidadã e Identidade Digital
Fortalece o Aplicativo Conecta+ Olímpia e o portal institucional como interfaces oficiais entre governo e população, garantindo acesso unificado, seguro e simplificado aos serviços digitais.
2. Integração de Sistemas e Governança de Dados
Promove conexão entre secretarias, padronização e segurança das informações municipais alinhadas à proteção de dados.
3. Inteligência e Business Intelligence (BI) Municipal
Desenvolve indicadores e análises estratégicas orientadas por dados, integrando o Painel de Inteligência Municipal ao Planejamento Estratégico. Ou seja, visa a construção de políticas que melhoram a vida de todos com base em evidências científicas.
4. Inovação e Transformação Digital
Incentiva a cultura de inovação, a digitalização de processos administrativos e a implantação de soluções tecnológicas disruptivas na administração pública.
5. Serviços Públicos Digitais e Atendimento Multicanal
Moderniza o atendimento ao cidadão com protocolos eletrônicos, integração entre meios físicos e digitais e comunicação eficiente e acessível.
6. Participação e Engajamento Cidadão
Amplia mecanismos de interação entre poder público e sociedade, com uso de games e bônus, consultas públicas e enquetes digitais.
7. Educação Digital e Cultura de Dados
Capacita servidores por meio da Escola do Servidor, fortalecendo competências digitais via a gestão do conhecimento e cultura de dados.
Transformação digital como visão de futuro
Entre os objetivos desta nova fase do aplicativo estão a meta de transformar digitalmente a gestão pública e promover princípios democráticos como a transparência, a participação social e a cidadania digital no uso ético e seguro das tecnologias.
Com o Conecta+Olímpia, a Prefeitura se prepara para receber os novos avanços tecnológicos das próximas gerações, fortalecendo a administração baseada em evidências e aproximando ainda mais o cidadão dos serviços públicos ao alcance de uma tela.
O novo decreto consolida uma visão de futuro: uma cidade mais inteligente, conectada, transparente e eficiente, onde a tecnologia é aliada do progresso e do bem-estar da população.









