CORETO DA PRAÇA RUI BARBOSA
Atrativos Turísticos
Sobre o local

A CONCEPÇÃO

Assinado e doado pelo saudoso arquiteto Ruy​ Ohtake, o projeto do Coreto da Praça Rui Barbosa é mais um exemplo da expressividade e leveza característica de suas obras, com presença marcante de curvas. O projeto é uma contribuição do arquiteto à valorização paisagística e urbanística da Estância Turística de Olímpia, que está em pleno desenvolvimento. Com isso, o Coreto, que tem o intuito de ser um espaço permanente para apresentações culturais e eventos, traz modernização para a Praça Central, valorizando o crescimento da cidade e oferecendo novos atrativos, mas também preservando as características já existentes, como a conservação intacta a estrutura da igreja e da Praça da Matriz.

A construção, que foi um pedido do prefeito Fernando Cunha, teve o acompanhamento da secretaria de Obras, Engenharia e Infraestrutura, com o apoio do arquiteto da Prefeitura, Sérgio Oliveira da Silva Carvalho e auxílio técnico da Divisão de Captação de Recursos para a formalização do convênio, tendo em vista que a execução conta com recursos do Governo do Estado, por meio do DADETUR (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos) da secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo.

A composição conta ainda com uma escultura moderna com dois círculos vermelhos conjugados que representa o diálogo entre o Homem e o Sublime, refletindo a interação da perfeição da natureza com o livre arbítrio do ser humano.

SOBRE RUY OHTAKE

Formado pela FAU – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, em 1960, o arquiteto paulista Ruy Ohtake (1938-2021) é considerado um dos mais renomados e importantes arquitetos brasileiros, com mais de 300 obras reconhecidas e espalhadas pelo Brasil e pelo mundo. Falecido em 27 de novembro de 2021, sua carreira conta com marcas de uma arquitetura, que mescla a pesquisa tecnológica, atenta à indústria de construção, com depurada e original plasticidade. Comprometido em realizar uma arquitetura brasileira contemporânea, tendo a inovação como princípio, Ruy Ohtake coloca a sua marca em projetos para os mais variados fins: obras públicas, escolas, cinemas, teatros, edifícios de apartamentos e de escritórios e residências. O profissional é reconhecido pelo ícone da arquitetura, Oscar Niemeyer, como um dos mais legítimos representantes da arquitetura brasileira.

Suas obras são sempre despretensiosamente simples, mas, ao mesmo tempo, muito ousadas e inusitadas. São essas e muitas outras características que fazem o trabalho de Ruy Ohtake ser reconhecido como vanguardista e servir de inspiração para muitos outros profissionais. Sua trajetória abarca projetos para diferentes usos sempre privilegiando a integração do urbano com a natureza e entre as pessoas, criando espaços de convívio, além de entender a arquitetura e reivindicá-la como obra de arte.

Algumas de suas principais obras são: os hotéis Unique e Renaissance e o Parque Ecológico do Tietê, e
m São Paulo; Royal Tulip Alvorada, o Estádio do Bezerrão e o Brasília Shopping, em Brasília; além de ter assinado o projeto de adequação do Estádio Cícero Pompeu de Toledo (Morumbi) para a Copa do Mundo de 2014 que foi realizada no Brasil. No exterior, é o responsável pela Embaixada Brasileira em Tóquio, no Japão, e pelos jardins e museu aberto da Organização dos Estados Americanos, nos Estados Unidos.