15 MAR 2018
FINANÇAS
Redução do imposto e aumento do desconto à vista incentivam pagamento do IPTU

A primeira parcela e a cota única do IPTU 2018 (Imposto Predial e Territorial Urbano) venceram nessa segunda-feira, dia 12 de março, e a Prefeitura da Estância Turística de Olímpia já identificou aumento significativo na adesão dos contribuintes neste ano.

O destaque foi a grande quantidade de pagamento à vista que cresceu 25% em relação a 2017 com arrecadação de R$ 2,5 milhões este ano. Segundo a secretaria de Finanças, o aumento na receita se justifica pelo incentivo maior que os proprietários de imóveis tiveram para o pagamento em cota única, uma vez que o desconto passou de 2% para 10%.

No total, o município já arrecadou em 2018 R$ 3,1 milhões, incluindo pagamento à vista e primeira parcela, o que representa crescimento de 10,6% comparado ao último ano, quando a arrecadação foi de R$ 2,7 milhões.

Além disso, embora o número de cadastros imobiliários da cidade tenha aumentado de 26.283 para 27.455 (5%), o total lançado caiu de R$ 20,4 milhões para cerca de R$ 19,7 milhões devido à redução de 10,5% no valor do imposto proveniente da revisão da Planta Genérica de Valores, que é a base do cálculo do IPTU, e ainda assim a arrecadação já é maior que a do ano passado.

Vale ressaltar que o pagamento em dia é importante não só para contribuir com o desenvolvimento da cidade, uma vez que a arrecadação dos impostos é revertida em benefícios para a população, como também para garantir que o contribuinte não seja prejudicado devido à falta de quitação dos compromissos.

Para quem optou pelo pagamento parcelado, a segunda parcela do IPTU 2018 vencerá em 10/04, com total de dez parcelas, sendo que a última deve ser paga até o dia 10 de dezembro de 2018, lembrando que o contribuinte que pagar em dia o imposto deste ano terá 10% de desconto no valor do IPTU 2019, por meio do Programa FIC Azul.