08 JUN 2017
Projeto Espaço Árvore implanta novas medidas para plantio e manejo de árvores

A Daemo Ambiental acaba de lançar mais uma iniciativa em prol da preservação do meio ambiente. O projeto Espaço Árvore, desenvolvido em parceria com o programa Município VerdeAzul, inaugurou sua primeira ação, na quarta-feira (7), na sede da autarquia e será implantado em locais já arborizados e novos plantios de mudas na Estância Turística de Olímpia. O lançamento contou com a participação dos servidores envolvidos no projeto.

O Espaço Árvore é um espaço destinado a plantio de árvores compatíveis com o crescimento do tronco e das raízes e tem como finalidade melhorar as condições do espaçamento adequado em sua base, permitindo o desenvolvimento em diâmetro, sem comprometer a infraestrutura do calçamento, promovendo o crescimento saudável e garantindo a integridade arbórea.

Os canteiros nas calçadas terão como medidas básicas 40% do calçamento destinado à largura e o dobro para o comprimento. Além disso, o morador que implantar o Espaço Árvore respeitará uma margem de 1,2 metros para a passagem dos pedestres.

Segundo a assessora da divisão de Meio Ambiente, Camila Valente Furquim Vicente, o canteiro remove o concreto e amplia a área de absorção de águas pluviais, diminuindo os riscos que alagamentos e enxurradas. “O morador ao implantar o projeto colabora com o meio ambiente, fornecendo melhores condições para a espécie plantada e contribui com o embelezamento da cidade”, explica.

Os primeiros canteiros com as normas do projeto foram implantados nas imediações da sede da autarquia e podem ser visitados por qualquer munícipe. O interessado em implantar o Espaço Árvore deve entrar em contato com o Daemo Ambiental, pessoalmente ou por telefone (17) 3279-2250.

De acordo com o superintendente da Daemo, Otávio Lamana, nos canteiros podem ser plantadas espécies de vegetação rasteira, como flores ou gramados. Além disso, a ação impede a queda de árvores por promover uma maior fixação das raízes no solo.

“O munícipe ganha tanto na segurança, quanto no embelezamento, principalmente, na infraestrutura. O Espaço Árvore impedirá a destruição de calçadas e facilitará o manejo com plantas e árvores”, ressalta o superintendente.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024