14 MAR 2017
Prefeito faz reivindicações a vice-governador e autoridades estaduais em SP

O prefeito Fernando Cunha, cumpriu extensa agenda na capital, na última segunda-feira (13), com o objetivo de buscar novos recursos para a Estância Turística de Olímpia. O chefe do poder executivo, acompanhado de outras autoridades municipais, esteve pessoalmente na secretaria estadual de Educação, na sede do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Corpo de Bombeiros e, por último, no Palácio dos Bandeirantes, em audiência com o vice-governador do estado e secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Márcio França.

Com José Renato Nalini, secretário estadual de Educação e João Cury, presidente do Fundo para o Desenvolvimento da Educação (FDE), o prefeito solicitou a construção de uma nova escola estadual de ensino fundamental, do 6º ao 9º ano, com 10 salas de aula, no bairro Morada Verde, visto a grande demanda de estudantes daquela região. Também foi informada aos representantes, a necessidade da construção de uma nova escola de Educação Infantil, modalidade creche em período integral, no bairro Santa Ifigênia. A abertura de licitação para a conclusão da creche do Morada Verde até junho também foi comunicada ao estado.

“De imediato, o secretário estadual acatou nosso pedido quanto à creche do bairro Santa Ifigênia, determinando a elaboração de um projeto, por conta deles, restando ao município indicar a área em que a escola será construída. Quanto à nova escola do Morada Verde, o Estado vai iniciar os estudos para a implantação e os investimentos deverão ficar em torno de R$ 7 milhões, cabendo à prefeitura arcar com 20% deste valor”, informou o prefeito.

Na sede do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, na presença do comandante geral, Cássio Roberto Armani, a comitiva olimpiense discutiu a implantação do Museu do Corpo de Bombeiros. Foram renegociados os termos e obrigações assumidos pela gestão passada, revendo algumas decisões de custos, decidindo-se que caberá ao município apenas com o fornecimento do terreno e apoio institucional. Em contrapartida, a implantação, operação e manutenção serão de responsabilidade da FUNDABOM – Fundação de Apoio ao Corpo de Bombeiros. A medida, revista pelo novo prefeito e acatada pelo comando do Corpo de Bombeiros, vai gerar uma economia de R$ 500 mil aos cofres públicos em relação ao que estava previsto.

Outros dois importantes assuntos foram debatidos com o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, o desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti. O prefeito, acompanhado dos deputados estaduais, Orlando Bolçone e Marco Vinholi, do vice-presidente da OAB/SP, Fabio Romeu Canton Filho, e o juiz assessor da Presidência do TJ, Fernando Figueiredo Bartoletti, discutiu a ampliação do número de juízes na Comarca com a possibilidade de abertura de novas varas e solicitou ações e gestões para a construção de um novo Fórum ou para ampliação do prédio, em áreas do seu entorno. Os investimentos do Estado ficariam em 80%, cabendo uma contrapartida do município de 20%, além da cessão de terreno.

Ao vice-governador do Estado e secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Márcio França, o prefeito, com apoio do deputado estadual, Orlando Bolçone, entregou uma série de reinvindicações, entre elas, pedidos de liberação de recursos para a construção de dois distritos industriais, um no distrito de Ribeiro dos Santos e outro em Baguaçu.

“Ao assumirmos a Prefeitura, nos deparamos com a falta de emprego em nossos distritos e que, com a instalação de dois Distritos Industriais propiciaria a vinda de novas empresas e até mesmo daria oportunidades às empresas já instaladas em nosso município, gerando assim, emprego e renda às famílias residentes nos distritos”, ressaltou o prefeito.

Também foi solicitada a ampliação das instalações da ETEC de Olímpia, em terreno já destinado a esse fim, aumentando substancialmente a capacidade de cursos oferecidos pela referida unidade de ensino e para que o Município de Olímpia possa integrar o Parque Tecnológico de São José do Rio Preto. Com a extensão deste benefício, a comunidade industrial olimpiense poderá desenvolver e fabricar equipamentos do setor turístico de lazer e entretenimento, utilizando os recursos de inovação e tecnologia, vocação existente da Estância Turística de Olímpia.

Acompanharam o prefeito nos encontros, os secretários Guto Zanette (Governo) e Luiz Salata (Turismo e Desenvolvimento Econômico) e o vereador Sargento Tarcísio. Na sede do Tribunal de Justiça e no Palácio dos Bandeirantes, o prefeito de Altair, Antônio Padron e o chefe de gabinete, Paulo Marcondes, acompanharam a comitiva olimpiense e fizeram gestão de recursos para o município de Altair.

14/03/2017
Prefeito faz reivindicações a vice-governador e autoridades estaduais em SP