30 MAI 2018
Educação Inclusiva trabalha Déficit de Atenção e Hiperatividade com professores

Uma parceria entre as secretarias de Educação e de Saúde da Estância Turística de Olímpia promoveu na manhã desta quarta-feira (30) um estudo sobre o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). O assunto foi discutido durante a HTPC (Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo) com os professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e dos Projetos de Transtornos de Aprendizagem.

O encontro contou com a participação da psicóloga, Adriana Fernandes Breseghello, que abordou diversos assuntos a respeito da temática, explicando o que é o transtorno e as consequências para a aprendizagem das crianças. A ação orientou também sobre a importância dos familiares e professores estarem atentos ao comportamento dos alunos, principalmente aos sinais de agressividade, irritação e impulsividade.

Sobre o TDAH e TOD

O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico que atinge várias partes do cérebro, geralmente causa falta de atenção, desinteresse, inquietude, impulsividade. Há três tipos de TDAH: o desatento, o hiperativo/compulsivo e também o combinado. O problema pode surgir por diversas causas, entre elas a hereditariedade.

Outro trasntorno identificado em crianças é o Transtorno Opositor Desafiador (TOD) é caracterizado por comportamentos antissociais como desobediência, postura desafiadora e hostilidade. Os primeiros sintomas costumam aparecer aos quatro anos de idade, quando a criança começa a apresentar dificuldades para seguir regras e reconhecer seus erros, se ressentindo mais do que o normal quando é contrariada.