Após pouco mais de um semestre de qualificação, servidores municipais da Prefeitura da Estância Turística de Olímpia concluíram o Curso de Formação de Servidores, oferecido em parceria com o Instituto Aquila.
Para marcar o encerramento, foi realizada uma cerimônia de premiação e certificação, na noite dessa terça-feira (17), na Casa da Cultura, com a presença do prefeito Fernando Cunha, do vice Dr. Fábio Martinez, dos vereadores Marcão Coca e Luiz Salata, do diretor da Escola de Gestão do Aquila, Paulo Coimbra, do coordenador do projeto, Afonso Valle, da controladora do município e líder do projeto, Sandra Lima, da secretária de Finanças, Mary Brito, e demais secretários municipais, além dos funcionários públicos envolvidos e seus familiares.
A capacitação foi desenvolvida por meio do Programa de Gestão e Resultados, no qual foram ministradas aulas teóricas sobre o método PDCA, que consiste em identificar oportunidades, analisar fatos e dados e suas causas raízes, definir metas desafiadoras, justas e claras, elaborar planos de ações consistentes, acompanhar a execução e os resultados obtidos, visando à melhoria da gestão pública.
Com o conhecimento obtido durante as aulas, os servidores foram incentivados a formar grupos e elaborar projetos que, além de economizar recursos públicos, tivesse a proposta de otimizar a gestão e melhorar a qualidade dos serviços prestados à população, padronizando as práticas gerenciais da administração pública.
Durante a ocasião, o diretor da Escola de Gestão, Paulo Coimbra, explicou sobre o método aplicado e o objetivo do projeto. “O modelo que vocês aprenderam do PCDA, é extremamente forte e que pode produzir resultados extraordinários, que vem sendo a base de sucesso de grandes instituições precursoras desse modelo de qualidade no Brasil. Então, o objetivo principal da gestão é desenvolver as pessoas porque são as pessoas que movem e geram as ações e quando se tem um método para fazer isso, tudo fica mais assertivo. O objetivo foi levar aos servidores um conhecimento específico para resolver problemas. Sempre que tiverem novas dificuldades, se lembrem da ferramenta e do método que vocês têm. Quando se tem uma meta bem definida, um objetivo legítimo e persistência somos imbatíveis e podemos alcançar resultados extraordinários”, ressaltou.
O prefeito Fernando Cunha destacou a importância de capacitar os servidores para melhorar o atendimento prestado à população. “Os servidores públicos são a essência da administração pública. Quem tem o mandato está de passagem, mas deve procurar deixar um legado, uma contribuição. Eu sempre tive comigo a necessidade de uma busca permanente e constante do aperfeiçoamento profissional do servidor. Desde o primeiro momento, comecei a monitorar quem poderia nos ajudar nesse enriquecimento e identifiquei no Instituto Aquila, uma instituição de nível internacional com grande conhecimento na área privada e pública, vi a experiência que poderia nos trazer. É na mão dos nossos funcionários que estão os recursos do município e é através deles que os serviços chegam a nossa população. Por isso, eu queria fornecer meios que a gente vislumbre para treinar e preparar o nosso servidor, e oferecer crescimento profissional visando à qualidade de vida da nossa população. Quero dizer que nós temos que reconhecer e a agradecer a dedicação e o comprometimento de vocês”, reforçou.
Ao todo, participaram 138 servidores com 29 projetos de melhorias, que resultaram na identificação de R$ 5,5 milhões em oportunidades. Durante o período de desenvolvimento, foram realizadas mais de 150 reuniões de monitoria e duas bancas avaliadoras sobre o andamento dos projetos.
Todos os servidores participantes foram convidados para receber o certificado do programa, com destaque ainda para três grupos nas seguintes categorias “Aderência ao Método de Gestão”; “Impacto Positivo ao Munícipe”; e “Maior Impacto Financeiro à Prefeitura”.
Com o término da formação, a continuidade das ações ficará sob a coordenação da Controladoria Geral do Município. Os servidores envolvidos que não puderam comparecer à cerimônia podem entrar em contato com a Controladoria para retirar os certificados.
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