19 JAN 2021
EDUCAÇÃO
Reunião marca início dos trabalhos do ano educacional e orienta diretores da rede municipal

Os diretores das escolas municipais da Estância Turística de Olímpia participaram, nessa segunda-feira (18), da Reunião de Abertura dos trabalhos da rede municipal para o ano letivo de 2021.

Este foi o primeiro encontro oficial dos profissionais com a nova secretária de Educação, Sumaia Ganej Domingues, que aproveitou a oportunidade para dar as boas-vindas aos diretores e discutir os assuntos prioritários da área. Os gestores foram divididos em dois grupos, sendo de manhã a Educação Infantil e à tarde o Ensino Fundamental I, para evitar aglomerações na sede da secretaria.

Entre os temas abordados, a secretária falou sobre a atribuição de aulas dos professores temporários (ACT) que está ocorrendo durante esta semana. Vale ressaltar que o prazo do processo seletivo foi prorrogado, devido à pandemia, e que está sendo considerada a última classificação definida. Além disso, foi anunciada uma mudança no processo de atribuição que passou a ser realizado na própria unidade escolar.

Outra questão tratada foi com relação à intensificação da formação dos profissionais, que já feita para gestores e professores e será estendida também aos monitores, conforme pedido feito diretamente ao prefeito Fernando Cunha e que está sendo atendido.

Ainda durante a reunião, discorreu-se sobre as propostas de trabalho da gestão que se inicia e foi discutido o Plano de Retomada das aulas. Segundo a secretária de Educação, está mantida a data prevista no Calendário Escolar para início do ano letivo 2021 em 1º de fevereiro (segunda-feira), conforme a Resolução SME Nº 23/20, publicada no Diário Oficial do dia 30 de dezembro. No entanto, ainda está em definição se o retorno na rede municipal será totalmente remoto ou flexibilizado com capacidade limitada, respeitando as condições de saúde e as orientações recomendadas pelo Plano São Paulo.

Diante disso, o município tem se preparado para o retorno com a aquisição de máscaras para os alunos, face shield (protetores faciais) para os professores e funcionários, além de outros equipamentos necessários, bem como providenciando os uniformes e materiais escolares, mas aguarda para definir as condições de retorno e, assim, informar aos pais e responsáveis, seguindo inclusive, orientações do prefeito, que reforçou que a retomada ocorrerá se houver segurança para professores e para as crianças.