13 AGO 2021
EDUCAÇÃO
Escolas municipais incentivam alunos sobre preservação do folclore e das tradições culturais
Valorizando o título de Capital Nacional do Folclore, a Estância Turística de Olímpia busca trabalhar a importância das tradições culturais com os alunos da rede municipal de ensino e esta ação se torna ainda mais fortalecida durante a realização do Festival do Folclore.

Para isso, a programação do evento, em seu formato presencial, conta com diversas atividades para as crianças como gincana de brincadeiras antigas, confecção de brinquedos tradicionais, minifestival, entre outras atrações. Neste ano, devido à pandemia da Covid, todo o festival precisou ser adaptado e isso incluiu também a programação infantil.

Desta forma, as atividades que antes eram realizadas no Recinto do Folclore com todas as escolas reunidas, agora, foram levadas para dentro das unidades escolares, cada qual respeitando as medidas de saúde, mas com grande dedicação dos professores para manter a preservação do folclore e o ensinamento sobre a cultura brasileira.

Entre os trabalhos desenvolvidos, está a Folclorança, coordenada no FEFOL pela EMEB Santo Seno, uma atividade que teve início na década de 90, por iniciativa da professora e poetisa olimpiense, Maria Antonia de Oliveira, incentivada pelo Professor José Sant’anna. Antigamente, a professora ficava na escadaria da Praça da Matriz, motivando quem passava pelo local a criar objetos e brinquedos com recursos caseiros. A atividade desde 1996 foi assumida pela escola e levada para o Recinto do Folclore, mas, com a pandemia, foi adequada para manter vivo os costumes e valorizar as raízes culturais, ensinando as crianças na escola, tanto em aulas presenciais como remotas, a criar brinquedos folclóricos com aproveitamento de materiais recicláveis.

Ainda sobre a montagem de brinquedos, o FEFOL tem a Oficina de Brinquedos Tradicionais que, este ano, conta com vídeos, apresentados por Clarissa Rossi, do canal Histórias e Coisas para Fazer, disponibilizados no Youtube do Festival do Folclore, que instrui as crianças a confeccionar brinquedos antigos como Gira Gira, Balangandã, Helicóptero de Papel, Meteoro, Bitu e outros, com materiais simples. Além de poder fazer em casa, os alunos também estão contando com a ajuda dos professores para aprender nas escolas.

As escolas também estão inovando para entrar no clima do folclore. A EMEB Dona Benta, por exemplo, organizou neste mês de agosto, considerado o Mês do Folclore, uma exposição especial para que os alunos e a comunidade vivenciem a rica cultura do país, por meio do contato com brinquedos, brincadeiras, artesanato, histórias, vestimentas, danças, lendas, cantigas, músicas, arte e conhecendo ainda a vida e obra do poeta e professor olimpiense, saudoso Edward Marques “Wadão”.

As unidades escolares estão trabalhando ainda atividades variadas com as crianças e compartilhando as experiências e os resultados nas redes sociais, como contação de histórias e lendas folclóricas, pintura, brincadeiras, danças entre outras atrações que visam preservar a cultura. As EMEB Narizinho, Tio Barnabé, Lourice, Emília, Maurício, Helena Covello, Joaquim Miguel e o Instituto Santa Filomena são algumas que levaram o folclore para dentro das escolas, inovando o aprendizado sobre a cultura do país.

O 57º FEFOL também tem transmitido Contação de Histórias e Seres Encantados para envolver as crianças, além de, neste ano, ter lançado uma edição especial do Anuário voltada ao público infantil. O “Anuarinho” está sendo distribuído aos alunos de toda a rede municipal e conta com atividades de colorir, jogos, histórias, lendas, informações sobre o folclore, curiosidades, receitas e outros materiais em formato atrativo para incentivar o ensinamento.

Todo o trabalho das escolas conta a coordenação da secretária de Educação, Dalva Coelho, sob orientação do prefeito Fernando Cunha, com suporte das supervisoras de ensino, equipe técnica da secretaria, equipe gestora das escolas, professores, pais e alunos e apoio da Comissão Organizadora do Festival do Folclore de Olímpia.