05 NOV 2021
EDUCAÇÃO
Olímpia participa de avaliação do Estado sobre impactos no processo de alfabetização durante a pandemia

Para diagnosticar os impactos e as lacunas do período de distanciamento social para a aprendizagem, a secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEDUC – SP) promoveu a primeira avaliação de fluência leitora 2021, voltada aos estudantes do 2° ano do Ensino Fundamental de todos os municípios paulistas.

Olímpia foi uma das mais de 500 cidades que aderiram à ação, por iniciativa da secretaria de Educação. Ao todo, participaram deste processo 620 alunos do 2º ano das escolas municipais. A ação visa analisar o desempenho individual na leitura e compreensão de textos escritos para diagnosticar eventuais lacunas em todo o processo de alfabetização durante o período de pandemia. Segundo dados do Estado, a diretoria de ensino de Barretos, da qual Olímpia faz parte, foi a segunda com maior adesão à avaliação entre as 72 existentes, com participação de 93,2% das escolas com 2º ano.

Para as avaliações, os diretores das escolas municipais participantes receberam da SEDUC capacitações e orientações na aplicação das provas, disponibilizadas pelo Centro de Mídias do Estado de São Paulo, de 13 a 29 de outubro. Na prática, o exercício proposto poderá verificar a capacidade, fluidez e ritmo do estudante de ler palavras, pseudopalavras e textos voltados à etapa escolar.

As escolas participantes têm até o dia 12 de novembro para finalizar a avaliação e os resultados alcançados serão divulgados posteriormente na plataforma do Estado, de acordo com os diferentes perfis: pré-leitor, leitor iniciante e leitor fluente.

Segundo a secretária de Educação de Olímpia, Dalva Coelho, ainda como forma de sondagem do desempenho escolar 2021 e do reflexo das aulas em sistema híbrido, o município está realizando, nesta sexta-feira (05), reunião com professores coordenadores da rede municipal, para planejamento de ações na recuperação da aprendizagem de alunos para o próximo ano letivo. As estratégias serão discutidas em oficina pedagógica dos ciclos I e II.