09 DEZ 2021
EDUCAÇÃO
Alunos da rede municipal lançam livros autorais em noite de autógrafos do projeto de incentivo à leitura

Com criatividade e muita imaginação, 21 crianças de Olímpia, com idades entre 6 e 7 anos, lançam no próximo dia 17 de dezembro, seus primeiros livrinhos infantis. As obras, todas autorais, são o resultado do projeto de incentivo à leitura “Estante Mágica”, promovido pela escola municipal ‘Hélio Cazarini’.

Sob a responsabilidade da professora Miriam Bianchi e com orientação da coordenadora Valéria Tavares, os alunos do 1º ano A foram incentivados a integrar o projeto no mês de setembro, com a volta das aulas presenciais, desenvolvendo narrativas que contam histórias e marcam o protagonismo infantil dos pequenos.

“Esse projeto tem como objetivo o incentivo à leitura e por meio dela desenvolver a criatividade, dando aos alunos a oportunidade de escreverem seu próprio livro”, afirma a coordenadora Valéria Tavares.

Em razão da capacidade de lotação do local e medidas de proteção a Covid 19, o evento será restrito aos alunos e familiares, membros e amigos parceiros da comunidade escolar.

PROJETO

A Estante Mágica é uma plataforma educativa que, em parceria com escolas devidamente cadastradas, oferece gratuitamente os recursos para que os alunos produzam seus próprios livros.

Na sala de aula, junto com os alunos, o professor desenvolve todo o processo de criação do livro a partir de um tema disponibilizado na plataforma, seleção dos personagens, onde se passará a história, enfim, toda a estrutura de um gênero narrativo.

Ao final desse processo, o material é enviado pelo aplicativo e cada história vira um livro. Todos os alunos ganham seu livro digital. Os alunos não são obrigados a adquirir o livro, mas os pais que quiserem podem comprá-lo diretamente pelo aplicativo.

SERVIÇO
A noite de autógrafos do projeto Estante Mágica será realizada, no dia 17 de dezembro, às 19h, no Salão de Convenções do Clube Thermas dos Laranjais.