04 MAR 2022
GABINETE
SAÚDE
Visita à Santa Casa e atos religiosos marcam atividades de comemoração ao aniversário de Olímpia
A Prefeitura da Estância Turística de Olímpia realizou, na última quarta-feira, 2 de março, diversas atividades em comemoração ao aniversário de 119 anos do município. A programação especial teve início com uma visita na Santa Casa de Misericórdia de Olímpia para a apresentação dos equipamentos da nova Sala de Hemodiálise.

Durante a visita, o provedor da Santa Casa, Luiz Alberto Zaccarelli, acompanhado do prefeito Fernando Cunha e do vice-prefeito e diretor clínico da instituição, Dr. Fábio Martinez, apresentou os sete novos equipamentos para tratamento renal. De acordo com o provedor, a antiga enfermaria masculina está sendo reformada para receber a sala de tratamento. “A obra está sendo concluída. Tivemos um atraso devido à pandemia, mas está a todo vapor para ser finalizada o mais breve possível”.

O ato contou ainda com a presença dos vereadores Zé Kokão, Cristina Reale, Amaral e Sargento Barrera, dos secretários Bruno Guzzo (Chefe de Gabinete), Maria Cláudia Toledo (Saúde) e Tarcísio Aguiar (Agricultura, Comércio e Indústria).

“Essa é uma demonstração do nosso compromisso com a saúde da cidade. Nós fechamos o balanço da Prefeitura de 31 de dezembro, com investimentos em mais de R$ 61 milhões para a educação e na saúde nós disponibilizamos R$ 63 milhões. O mínimo de investimento na saúde é 15% e é usual na política brasileira, a saúde ir remendando, mas aqui em Olímpia não. A gente faz o possível e o impossível para ir aperfeiçoando e atendendo mais a necessidade da população, isso é uma prova da nossa gestão com a saúde de Olímpia. Não só na Santa Casa, mas em todos os serviços. Temos muita coisa ainda em andamento, mas em especial temos um compromisso com a hemodiálise. Em números temos 45 olimpienses em tratamento, que pode parecer pouco mas é de um sofrimento e desgaste grande para os pacientes e as famílias e nós não podemos ficar assistindo isso. Vamos fazer uma contratualização com a Santa Casa. Teremos um custo significativo da ordem de mais de R$ 3 mil por mês por paciente. Nós vamos nos credenciar ao SUS, mas até lá a Prefeitura se compromete, como sempre se comprometeu e vai honrar e custear essa operação”, disse o prefeito Fernando Cunha.

MISSAS E CULTOS DE AÇÃO DE GRAÇAS
Ainda em comemoração ao aniversário da cidade, a secretaria municipal de Educação organizou duas missas em Ação de Graças pelos 119 anos e pelo início do Ano Letivo de 2022, sendo uma no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, à tarde, e na Paróquia de São José, à noite.

Na abertura das celebrações, foram apresentados os símbolos municipais com o propósito de respeito e valorização da história local, sendo a água como representação do turismo, e a terra como símbolo de pertencimento e identidade local. A parceria entre a Educação e a Cultura foi representada ainda por alunos das escolas municipais, caracterizados com roupas de grupos folclóricos. “Foram momentos de fé, partilha e união entre as pessoas, com a participação da equipe da secretaria de Educação, as equipes gestoras, professores, funcionários e alunos das unidades escolares, bem como a comunidade em geral”, disse Maria Cláudia Padilha, secretária da pasta.

As celebrações de aniversário se estenderam neste fim de semana também. No sábado, 5 de março, um Culto de Ação de Graças será realizado às 10h, na Igreja Adventista do Sétimo Dia do Jardim Alvorada, localizada na Avenida Antônio Benfatti, 300. Já no domingo (06), a Missa em Ação de Graças será celebrada na Igreja Matriz de São João Batista, às 19h, presidida pelo Padre Antônio Marcos.