11 ABR 2022
GABINETE
Agentes da Guarda Municipal de Olímpia iniciam curso de formação em Campinas
Os 50 agentes efetivos empossados recentemente para compor a Guarda Civil Municipal (GCM) da Estância Turística de Olímpia acabam de iniciar o curso de formação, na Academia da Guarda Municipal de Campinas.

A cerimônia de abertura da capacitação foi realizada, na tarde desta segunda-feira (11), com uma aula inaugural no Colégio Salesiano de Campinas, que contou com a presença do prefeito Fernando Cunha, que foi à cidade para acompanhar os agentes. A qualificação é fruto de um convênio entre as duas prefeituras.

Além dos 50 guardas de Olímpia, sete guardas de Santo Antônio da Posse também ingressaram no curso que terá, no total, carga horária de 482 horas, que corresponde a cerca de três meses de formação teórica e prática para o exercício da profissão.

Durante a capacitação, serão trabalhados eixos legais, técnicos e éticos, em 5 áreas de conhecimento: Instituições e Gestão Integrada de Segurança; Conduta Profissional, Hierarquia e Disciplina; Conhecimentos Jurídicos; Conhecimento do Espaço Urbano; e Instruções Específicas para atuação em ocorrências de trânsito, defesa civil, incêndios, conflitos e primeiros socorros.

Vale ressaltar que, além do salário mensal de R$ 2.223,09, os agentes da Guarda olimpiense receberão um auxílio de R$ 2.300,00 por mês, para custeio de transporte, alimentação e estadia durante o curso. Este aporte foi um pedido proposto pelo próprio prefeito e aprovado pela Câmara de Vereadores, tendo em vista a obrigatoriedade da formação e com o objetivo de não onerar os convocados com tais despesas que comprometeriam a remuneração fixa.

A cerimônia de abertura do curso contou ainda com a presença do secretário de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública de Campinas, Christiano Biggi, representando o prefeito de Campinas, da comandante da Guarda Municipal de Campinas, Maria de Lurdes Soares, do diretor da Academia da GCM de Campinas, Inspetor GM Vanderlei Trabuco, do comandante da GCM de Olímpia, Major Edson Rodrigues, e os secretários municipais, Dr. Hélio Lisse Junior (Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana) e Bruno Guzzo (Chefia de Gabinete).

Com 45 agentes homens e 05 mulheres, a GCM de Olímpia atuará no patrulhamento local, garantindo a ordem e a conservação do patrimônio público. Para isso, a equipe contará com todos os equipamentos necessários, além do fardamento e das viaturas equipadas. São três veículos Renault Duster 2022 adquiridos com recursos próprios, além de 4 motocicletas que serão entregues nas próximas semanas.

O secretário Hélio Lisse, responsável pela pasta que coordena a GCM, falou sobre o novo efetivo olimpiense. “Buscamos a GCM de Campinas por ter uma formação de excelência e desejamos que todos façam uma boa jornada de aprendizado. Aproveito para frisar que o prefeito Fernando Cunha teve a visão de um gestor, ao perceber que nossa cidade necessitava de mais esse aparatado na área de segurança para a população e tenho certeza que nós vamos colher muitos frutos dessa implantação”, declarou.

Durante o ato, o prefeito Fernando Cunha, destacou a parceria com Campinas e a importância da atuação da nova guarda. “Campinas é uma metrópole que assume seu papel com generosidade a tantos municípios, que agora inclui Olímpia, transferindo toda a experiência aos nossos agentes porque nossa intenção é ter uma guarda bem treinada. Nós procuramos equipar a GCM da melhor forma possível, mas o resultado se dará pela qualidade dos nossos profissionais que se inicia com este treinamento que Campinas vai nos oferecer. Os municípios têm ação complementar ao Estado e à União na segurança pública, que é cada vez mais essencial, principalmente, com a nossa população flutuante que multiplica o número de moradores da cidade. Então, temos muita confiança neste novo serviço que vai contribuir muito com a qualidade de vida de nossa população e acompanhar o crescimento econômico de nossa cidade”, ressaltou.