29 JUN 2022
OBRAS
Olímpia assina convênios com o Estado para retomada da Natal Breda, recuperação da vicinal do Lambari e outros repasses de recursos
A Estância Turística de Olímpia acaba de ser contemplada com novos convênios junto ao Governo do Estado. Entre eles, a tão esperada retomada das obras de recuperação funcional da rodovia vicinal Natal Breda (OLP-040), que passará por nova licitação para dar continuidade aos serviços.

As melhorias na via, que são uma demanda antiga dos motoristas e pauta de constantes tratativas da gestão municipal, haviam sido iniciadas em janeiro deste ano, no entanto, a empresa vencedora da primeira licitação abandonou os trabalhos. Com isso, a recuperação, que foi viabilizada pelo programa estadual “Novas Vicinais”, será contemplada em um novo lote de obras.

A recuperação asfáltica beneficiará mais de 13,5 quilômetros de extensão da vicinal que liga Olímpia a Tabapuã, chegando até a ponte sobre o Rio Turvo. Os investimentos serão provenientes de convênio do município com o DER – Departamento de Estradas de Rodagem.

Além desta estrada, será recuperada também, por meio do mesmo programa estadual, a Vicinal João Custodio Sobrinho (OLP-050), que liga Olímpia ao bairro rural Lambari, com um total de 11,5 quilômetros de extensão.

As assinaturas para a licitação das obras ocorreram em cerimônia realizada, na tarde desta quarta-feira (29), no Memorial da América Latina, em São Paulo, com o governador Rodrigo Garcia. Na ocasião, o prefeito Fernando Cunha foi representado pelo chefe de Gabinete, Bruno Guzzo. A contemplação do município com os recursos estaduais para as estradas também esteve em discussão no encontro do prefeito com o governador e secretários estaduais, na última semana, que contou ainda com o empenho do deputado federal Geninho Zuliani para a concretização.

No total, a Fase 9 do Programa “Novas Vicinais” representará um investimento de R$ 2,9 bilhões em benefício dos municípios contemplados. Na solenidade, além dos recursos para infraestrutura, o município assinou convênio de repasses para custeio de Unidades de Saúde e um Termo de Interesse para inclusão em uma subvenção destinada a estudos sobre os sistemas locais de abastecimento e saneamento básico.
O ‘Diagnóstico dos Serviços Locais de Água de Esgoto’ visa a elaboração de uma pesquisa sobre a operação, avaliando intervenções a serem feitas, a sustentabilidade do modelo de gestão, verificação de oferta, demanda e capacidade de investimentos, para os próximos 20 anos, considerando as viabilidades técnica e financeira. O convênio foi celebrado com o Governo do Estado, por meio da secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente.

“Nossa cidade acaba de conquistar mais investimentos para melhoria de diversas áreas, mas a mais importante de hoje é a recuperação da Natal Breda, que, mais que uma obra de manutenção, é um compromisso necessário para salvar vidas. Um projeto para trazer mais segurança no trânsito e melhor infraestrutura para motoristas, moradores, turistas e produtores rurais. Há anos, esta demanda tem sido pauta de solicitações de investimentos estaduais devido aos custos. Fomos contemplados e tivemos o infortúnio da empresa abandonar o serviço, logo após o início. Desde então, voltamos a fazer gestão e com o apoio do deputado Geninho e a compreensão do governador Rodrigo Garcia e demais órgãos envolvidos, vamos, em breve, retomar esta obra e melhorar ainda outras vicinais de acesso ao município”, declarou o prefeito.