06 DEZ 2022
EDUCAÇÃO
Desfile com roupas recicláveis e outras atividades encerram projeto de Educação Ambiental nas escolas

Visando contribuir com a formação das crianças enquanto futuros cidadãos, a rede municipal de ensino da Estância Turística de Olímpia desenvolve diversos projetos complementares nas escolas municipais. Um deles é o de Educação Ambiental, trabalhado de forma transversal, a fim de ensinar os alunos sobre condutas de respeito à vida, bem-estar e o convívio e responsabilidade de cada um com a sociedade e com o meio-ambiente.

Aplicada a crianças na faixa etária de 0 a 3 anos da Modalidade Creche, a iniciativa orienta os alunos, no decorrer do ano letivo, a praticar ações simples como: lavar mãos e escovar os dentes não deixando a torneira aberta, apagar as luzes, não jogar lixo no chão, reutilizar os materiais recicláveis e outras práticas que tornarão o aluno consciente dos deveres que futuramente farão toda a diferença.

Assim, entre as diversas atividades realizadas para a culminância do projeto, uma ideia criativa foi desenvolvida na EMEB Emília, com a participação das famílias, das educadoras e da equipe gestora da escola, produzindo um desfile com peças de roupas e fantasias confeccionadas com materiais recicláveis.

Envolvendo a comunidade escolar, o trabalho contou com a sugestão de modelos e orientações dos professores e as famílias aceitaram o desafio, utilizando os seus dons e, principalmente, a criatividade.

O desfile foi realizado na última quinta-feira, dia 01 de dezembro, encantando todos os presentes com as roupas apresentadas, que foram produzidas com materiais como copos plásticos, anéis de latinha, papelão, saco plástico, forminhas de papel, isopor, entre outros.

A ação contou com a participação dos alunos do Berçário IIA e IIB e do Maternal IIC, sob a orientação das professoras Rosmeire Aparecida Sousa Sanches, Juliana Pereira Fávero e Aline de Figueiredo Ciconelle Bonesconto. Além das famílias, também prestigiou o desfile a Coordenadora  Técnico-Pedagógica, Taís Cordon Pissarro dos Santos, representando a secretaria municipal de Educação.