26 JAN 2023
EDUCAÇÃO
Olímpia abre processo seletivo para assistentes de alfabetização do Programa do MEC ‘Tempo de Aprender’
Dando continuidade às melhorias no processo de aprendizagem na rede municipal da Estância Turística de Olímpia, a secretaria de Educação publicou o Edital 01/2023 do Processo Seletivo Simplificado para Assistentes de Alfabetização, do Programa do MEC “Tempo de Aprender”.

Desenvolvido por municípios de todo o país, o Tempo de Aprender é um programa de alfabetização abrangente, cujo propósito é melhorar a qualidade do ensino em todas as escolas públicas do Brasil.

A iniciativa visa à contratação de educadores, que irão atuar de forma voluntária, com alunos de turmas do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental das escolas municipais. Desta forma, as vagas serão disponibilizadas conforme demanda das unidades, com formação de cadastro reserva, válida para este ano letivo.

Conforme edital publicado na edição desta quinta-feira (26) do Diário Oficial Eletrônico, a inscrição para os educadores interessados será gratuita e deve ser realizada diretamente na secretaria de Educação (Praça da Matriz, 102 – Centro), de 06 a 08 de fevereiro, das 8h às 11h e das 13h30 às 16h30.

No ato, o candidato deve preencher a ficha disponível no anexo do edital publicado e protocolar na secretaria, junto com os documentos exigidos que são as cópias do RG e CPF; diploma de licenciatura em Pedagogia ou de Magistério; cópia do certificado de conclusão do curso “Práticas de Alfabetização” do MEC; cópia do documento que comprove o tempo de serviço informado pelo candidato no preenchimento do anexo I.

Após o período de inscrições, os cadastros serão analisados com base na documentação e atendimento aos requisitos, com a classificação a ser publicada no dia 15/02 e a convocação para a atribuição prevista para 17/02. Todo o trâmite será divulgado no Diário Oficial.

Com base nos critérios estabelecidos na Resolução nº 06/MEC, de 20 de abril de 2021, o Assistente pode atuar por 05 horas semanais em cada turma, não podendo ultrapassar 40 horas semanais. O profissional apoiará o professor alfabetizador nas unidades escolares para fortalecer o processo de aprendizagem dos alunos.

O serviço voluntário não gera vínculo empregatício, nem obrigação de natureza trabalhista, previdenciária ou afim. O voluntário poderá ser ressarcido pelas despesas que comprovadamente realizar no desempenho das atividades voluntárias, sendo que o ressarcimento não ultrapassará R$150,00 por mês, por turma atribuída. Em caso de dúvidas, o interessado pode entrar em contato com a secretaria de Educação pelo telefone (17) 3279-2300.