07 JUL 2023
ASSISTÊNCIA SOCIAL
“Projeto Moda Inclusiva” expõe peças de roupas produzidas pelos alunos da DOA e incentiva capacitação profissional

Com o intuito de promover inclusão e inovação no universo da moda, a Estância Turística de Olímpia promoveu, nesta semana, o Projeto “Moda Inclusiva”, oferecendo aos moradores da cidade, especialmente as pessoas com deficiência, oportunidade de aprendizado profissional e inclusão social.

A ação foi realizada no Centro de Referência e Assistência Social - CRAS I, no Jardim Santa Ifigênia, em uma iniciativa da entidade Deficientes Olimpienses Associados (DOA), em parceria com as empresas Incesa e Condumax, e apoio da Prefeitura, por meio da secretaria de Assistência Social. A oficina para deficientes tem incentivo ainda do Governo do Estado de São Paulo (via ProAC) e da secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas, com o objetivo de unir inovação e acessibilidade em Olímpia, através de confecção de roupas para o setor de moda inclusiva.

A primeira edição do Projeto contou com a participação de 09 alunos da DOA que, durante o curso de moda, aprenderam novos conceitos e ferramentas que auxiliem no processo de criação de moda inclusiva, sensibilizando-os para a importância da inclusão das pessoas com deficiência nesse setor. Através de uma abordagem prática e reflexiva, os participantes foram incentivados a pensar em soluções criativas e acessíveis.

Com a finalização da oficina, nesta sexta-feira (07), às 17h, os alunos apresentarão as peças confeccionadas numa exposição de moda no CRAS I. Durante o evento, a inclusão e sustentabilidade serão focos desta exposição que seguem a tendência mundial e constituem uma nova realidade no Brasil, a de que cerca de 24% da população possui alguma deficiência.

Para a designer de moda e responsável pedagógica do Projeto, Rosangela Rubbo Rodrigues, a alegria de possibilitar essa nova vertente de qualificação é extrema. “Ser professora no Projeto de Moda Inclusiva é motivo de grande orgulho, pois além de ser um projeto pioneiro, inovador e singular em seu formato, por exigir constante adaptação didática para atender seu público, ainda promove a inclusão de pessoas excluídas do mercado da moda, que sabemos ser muito carente de profissionais. Coração cheio de alegria em participar”, reforçou.

O CRAS I fica na Av. Constitucionalista, s/n no bairro Santa Ifigênia, com atendimento, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo telefone (17) 3281-6204.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024