13 MAR 2024
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Olímpia recebe reunião com representantes do Conselho Regional de Segurança Alimentar para discutir novas políticas públicas
A Estância Turística de Olímpia recebeu, no último mês, representantes do Conselho Regional de Segurança Alimentar (CRSANS) para discutir novas ferramentas de trabalho e políticas públicas que garantam o direito à alimentação e tudo o que está relacionado com esse direito.

A reunião, que aconteceu no CRAS III do Jardim Luiza, contou com a presença da secretária de Assistência Social, Cristina Reale, e demais funcionários da Assistência, e representantes das cidades de Guaíra, Taiaçu, Monte Azul e Barretos. Na pauta foram discutidos pontos importantes da produção, comercialização regional, participação das populações mais vulneráveis e políticas de combate à fome.

O Conselho Regional, que é composto por 19 municípios, trouxe também para o diálogo, a importância da reativação dos Conseas - Conselhos Municipais de Segurança Alimentar, visto a mudança da Lei Federal sancionada pelo governo atual.

Os membros abordaram sobre o Projeto Cozinha Alimento que já existe na cidade de Guaíra, e deve ser expandido a outras localidades, bem como o Banco de Alimento e as parcerias com setores público e privado, cadastros de supermercados, quitandas e feiras livres que poderão contribuir para os resultados e planos de ações.

Os conselheiros listaram tarefas importantes para quando reativados, os Conselhos nos municípios deverão organizar, como: conhecer os produtores locais, incentivar a agricultura familiar, estimular a criação de ferramentas de trabalho para o aproveitamento dos alimentos com polpa, desidratação, compotas e produção de tortas, com cursos gratuitos para a população, visando uma melhor qualidade de vida com segurança destes princípios básicos.

Novas reuniões deverão ocorrer ao longo deste ano nas cidades de Taiaçu, Monte Azul Paulista, Viradouro, Guaíra e Colina, para que as políticas públicas sejam ampliadas e que os benefícios garantam a população, todos os direitos da segurança alimentar.