13 MAR 2024
GABINETE
Desenvolve Olímpia: Prefeitura lança Plano de Ações com mais de R$ 500 milhões em investimentos projetados até 2030
Cidade que inspira progresso, a Estância Turística de Olímpia entrou na rota do desenvolvimento e, para dar continuidade aos projetos e investimentos em todas as áreas, a Prefeitura acaba de lançar o Plano de Ações “Desenvolve Olímpia 2030”.

O material foi apresentado pelo prefeito Fernando Cunha, durante a comemoração dos 121 anos da cidade, marcando um trabalho planejado e pensado para o futuro da cidade. A apresentação foi realizada no dia 29 de fevereiro, na Câmara de Vereadores.

A proposta reúne os principais projetos e sua projeção de investimentos, que totalizam dezenas de grandes obras e suas fases e representam um montante de mais de R$ 500 milhões investidos até 2030. Os estudos foram elaborados por uma equipe técnica, considerando a previsão de receita do município, em virtude principalmente da concessão do Daemo, além da estimativa de repasses de recursos do Estado e da União.

Vale ressaltar que o material traz um compilado de obras e serviços, já projetados, a maioria com ações que já foram iniciadas pelo atual governo, seja na regularização de área, destinação dos recursos, elaboração dos projetos, dentre outros trâmites, que viabilizarão a execução do Plano nos próximos anos.

São obras e projetos na área de Saúde, Educação, Mobilidade Urbana, Infraestrutura Urbana e Turística, Administração Pública, Assistência Social, entre outros. O novo hospital, novas escolas, o aeroporto, continuação do anel viário, novas rotatórias e duplicações de vias, ampliação de programas habitacionais, e outras propostas estão contempladas no Plano de Ações.

A intenção é incentivar o crescimento ordenado da cidade, que já é um dos destinos turísticos mais importantes do país e com perspectiva promissora para o desenvolvimento regional, sendo uma das principais cidades da Região Metropolitana de São José do Rio Preto e do Noroeste Paulista.

Além disso, o material servirá para ampla divulgação institucional do município, como um plano de trabalho atrativo para novos investimentos e fomento de novas parcerias público-privadas, visando mais investimentos que propiciem o desenvolvimento local, com mais infraestrutura, eficiência e qualidade nos serviços prestados à população.

No ato de apresentação, o prefeito Fernando Cunha deu mais detalhes sobre o objetivo do Plano de Ações e sua viabilização. “Os vereadores sugeriram que a Prefeitura elencasse uma série de projetos elaborados ou em elaboração que ficasse como uma espécie de um legado para os próximos anos, em função da disponibilidade de recursos que a Prefeitura de Olímpia terá, fruto, principalmente, da concessão do Daemo para a Sabesp. Nós chegamos há sete anos e o município tinha um nível de investimento da ordem de R$ 13 a R$ 15 milhões por ano, a gente elevou isso para cerca de R$ 25 milhões por ano, mas, agora, temos um aporte significativo com esse ganho da Sabesp, de R$ 150 milhões”, destacou.

“Então, nós fizemos uma série de projetos que poderão ser financeiramente sustentados diretamente pela Prefeitura, com os recursos provenientes da outorga da Sabesp, bem como aqueles projetos que a gente vê como projetos que deveriam ser metas e objetivos do próximo prefeito, dos próximos vereadores, junto ao Governo Federal e ao Governo Estadual. Então esse material que apresento a vocês é um conjunto de projetos, de obras, de programas, totalmente realizável. Superam R$ 500 milhões investidos nos próximos 5 anos. É um documento que nós apresentamos para a cidade como sugestão daquilo que pode ser encaminhado nos próximos anos”, concluiu o prefeito.

O Plano de Ações “Desenvolve Olímpia” está disponível em formato digital e pode ser conferido no Portal Oficial da Prefeitura, na aba "CIDADE".
Acesse: https://tinyurl.com/DesenvolveOlimpia