16 AGO 2023
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Olímpia realiza Campanha “Agosto Lilás” em apoio ao fim da violência contra a mulher
Para reforçar a importância de unir forças numa luta que é de todos e marcar o fim da violência contra a mulher, a Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da secretaria de Assistência Social, realiza de 15 a 17 de agosto, nos Centros de Referência da Assistência Social, uma ação da Campanha “Agosto Lilás”. O mês dedicado à causa, convoca vítimas, sociedade, poder público e autoridades judiciais para continuar o trabalho intenso de conscientização a fim de mudar esse cenário.

Com palestras instrutivas mediadas pela assistente social, advogada e vereadora, Edna Marques, os encontros iniciaram, na tarde dessa terça-feira (15), no CRAS I (Santa Ifigênia), e seguem nesta quarta-feira (16), no CRAS II (São José), e, na quinta-feira (17) no CRAS III (Jardim Luiza), a partir das 14h30, com a participação de toda equipe da Secretaria da Assistência Social que coordena a ação.

O “Agosto Lilás” é uma campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, instituída por meio da Lei Estadual nº 4.969/2016, com objetivo de intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, sensibilizando e conscientizando a sociedade sobre o fim da violência contra a mulher, divulgando os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes. Em 2023, a Lei Maria da Penha, que é um instrumento de luta por uma vida livre de violência, completou 17 anos.

Nos encontros, são discutidos temas relevantes para conter as violências e implantar novas políticas públicas para prever ações de mobilização da sociedade no enfrentamento da violência doméstica e familiar, além de divulgar, o Disque 180, um canal de denúncia e atendimento à mulher em âmbito nacional e internacional, que por meio da ligação gratuita e confidencial, funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, no Brasil e em outros 16 países para registrar as denúncias.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024