17 JAN 2024
GABINETE
Prefeitura formaliza permuta de área para construção do novo hospital e de nova sede do Abrigo São José
A Prefeitura da Estância Turística de Olímpia acaba de avançar um importante passo para oferecer um serviço cada vez melhor no atendimento em saúde, acolhimento e bem-estar social à população. Trata-se do marco inicial para os projetos de implantação do novo hospital e de uma nova sede para o Abrigo São José.

Para isso, na tarde desta quarta-feira (17), foi assinado um Memorando de Entendimento, entre o município e a diretoria do Abrigo São José, para formalizar a permuta de áreas que viabilizem o andamento dos projetos.

O documento autoriza que o município faça uso da atual área da instituição, que corresponde a mais de 6,3 mil m², disponibilizando em troca uma nova área institucional do município de 14,8 mil m², próxima à EMEB Reinaldo Zanin, no Jardim Tropical II, considerando a compensação dos valores imobiliários e, inclusive, oferecendo a possibilidade de futura ampliação estrutural da entidade no atendimento aos idosos.

Segundo o prefeito Fernando Cunha, esta é a primeira fase necessária também para a contratação e implantação de um novo hospital junto à Santa Casa, uma vez que com a permissão de uso da área do Abrigo, a proposta é que o terreno seja doado para uso do hospital, com a transferência de serviços administrativos e do estacionamento e, assim, no terreno entre a Santa Casa e o lar de idosos seja construído o novo hospital, anexo à estrutura atual, concentrando e ampliando o atendimento hospitalar de Olímpia.

“O Abrigo São José é uma instituição respeitada em nossa cidade e que oferece um serviço de qualidade que precisa ser ampliado, assim como o atendimento médico de Olímpia. Por isso, a Prefeitura uniu as duas intenções propondo solução conjunta celebrada neste ato. Estamos oferecendo um terreno que é mais que o dobro do atual do Abrigo, com área remanescente para ampliação quando for necessário e permitindo também que utilizemos a área anexa à Santa Casa para a construção do novo hospital. Este é o ato que eu considero mais gratificante nesses 7 anos de mandato e me sinto lisonjeado em poder deixar esse legado para a cidade, preparando um novo abrigo e um novo hospital para os próximos 50 anos de Olímpia,” declarou o prefeito.

Com o Memorando, além da permuta da área, o município se compromete ainda a aportar R$ 10 milhões, com variação de 10% acima ou abaixo deste valor, para a construção na nova sede do Abrigo São José, se responsabilizando também pela obra. Vale ressaltar que a permuta somente se efetivará e se concretizará com a entrega da nova sede totalmente concluída e devidamente legalizada.

Ainda no ato de assinatura, foi apresentada a maquete eletrônica do novo Abrigo, projetada pelo arquiteto Donizeti Antunes. O projeto terá cerca de 3,6 mil metros quadrados, com capacidade inicial para 80 idosos, e toda a estrutura necessária, como quartos amplos e adequados, acessibilidade, áreas de lazer e convivência, paisagismo, entre outros espaços para o melhor acolhimento dos idosos. Com relação ao novo hospital, a proposta é dobrar a capacidade atual de leitos hospitalares, além de ampliar as especialidades médicas que são deficientes em Olímpia, contribuindo também para desafogar a alta demanda de hospitais referência na região.

O ato de assinatura foi realizado no Gabinete Executivo da Prefeitura, com a presença do prefeito Fernando Cunha, do presidente do Abrigo São José, Ricardo Malufi, do membro da diretoria e ex-presidente da entidade, Antônio Carlos de Gissi Junior, que teve participação no processo, do provedor da Santa Casa, Luiz Alberto Zaccarelli, do presidente da Câmara, do Sargento Barrera, os vereadores Hélio Lisse, Lorão, Zé Kokão e Edna Marques, o secretário de Governo, Edilson De Nadai, que também contribuiu com o feito, além de outros representantes das instituições envolvidas, secretários municipais e imprensa local e regional.

Dando sequência aos trâmites legais, agora, será elaborado um projeto de lei para ser enviado à Câmara, que deve passar por apreciação dos vereadores logo no início do retorno do recesso legislativo, a fim de validar a permuta da área e possibilitar agilidade para a concretização dos projetos que visando acompanhar o crescimento de Olímpia e oferecer serviços públicos cada vez melhores.

Confira a maquete eletrônica do novo Abrigo São José: https://bit.ly/ProjetoNovoAbrigo