23 FEV 2024
GABINETE
Olímpia comemora 121 anos com homenagens, atos sociais, inaugurações, show e muitas conquistas para a cidade
No próximo dia 02 de março, a Estância Turística de Olímpia completa 121 anos de história e, para celebrar a importante data que marca mais de um século de trajetória da Cidade Menina Moça, Capital Nacional do Folclore, Terra das Águas Quentes e uma das cidades mais pujantes do Estado de São Paulo, a Prefeitura preparou uma Semana de Comemorações com entrega de obras, homenagens, atos simbólicos, show gratuito e exposições culturais para toda população.

A abertura das festividades começa na quarta-feira, dia 28 de fevereiro, às 19h, com um Culto Evangélico no salão Olimpu's Buffet (Boliche) na Avenida Aurora Forti Neves, 188. A atividade conta com o apoio do Conselho de Pastores (Copol) numa expressão de fé e louvor para agradecer o aniversário de Olímpia.

O cronograma continua na quinta-feira, dia 29 de fevereiro, a partir das 9h30, com a entrega da primeira fase do prolongamento da Av. Aurora Forti Neves sentido bairro São José. Uma obra feita pelo munícipio para melhorar o acesso da população ao bairro, ampliando a avenida, que numa segunda etapa chegará até o bairro Cohab III. O local ganhará também, em breve, uma gruta na famosa “bica d’água”, que é preservada com muito carinho pelos moradores da região.

Ainda no dia 29, às 14h30, acontecerá a inauguração da Academia da Saúde do Viva Olímpia, na Avenida Romilda Minari Zangirolami, 360. A academia é uma promoção da saúde que oferece práticas de atividades físicas gratuitas para a população. A unidade faz parte da rede de Atenção Primária à Saúde com infraestrutura, equipamentos e profissionais qualificados para melhoria da qualidade de vida dos moradores.

No mesmo dia, a Câmara Municipal recebe, às 17h, o lançamento oficial do Plano de Ações "Desenvolve Olímpia 2030", um programa de planejamento estratégico para que a cidade cresça de forma ordenada, pensando nos caminhos do desenvolvimento sustentável e, acima de tudo, naquilo que mais importa, que são as pessoas. O “Desenvolve Olímpia” traz obras estruturantes em todas as áreas, com mais de R$ 500 milhões em investimentos até 2030, num trabalho responsável, planejado e com soluções que acompanhe o crescimento acelerado de um futuro que já começou.

Idealizado pela Associação Olímpia para Todos, em parceria com a secretaria de Turismo e Cultura, a quinta-feira (29) será finalizada, às 19h30, na Estação Cultural de Olímpia (ECO), com mais uma edição do "Projeto Memória Viva, Nossa Terra, Nossa Gente", que este ano homenageia os primeiros imigrantes da cidade. Um ato de reconhecimento para quem marcou a história da cidade, recordando e vivenciando os primeiros que aqui chegaram e asseguraram ao povo olimpiense o progresso e a magnitude.

O cronograma continua na sexta-feira, dia 01 de março, às 9h30, com a entrega da revitalização da Praça Monteiro Lobato, localizada na Rua Engenheiro Reid, defronte ao Fórum. Ainda na sexta-feira, às 14h30, haverá a inauguração da Base Operacional da Guarda Civil Municipal e entrega de láureas e homenagens aos oficiais que se destacaram nos exercícios de suas funcionalidades. O evento será na sede da Guarda Municipal, localizada na Rua Bela Vista, 500.

Ainda na sexta, à noite, véspera do aniversário de Olímpia, a grande atração da Semana de Comemorações será o show com o cantor Michel Teló, um dos sertanejos de maior sucesso no país. A abertura dos portões do Recinto do Folclore será às 20 horas e o evento conta com pista solidária, mediante a troca antecipada de 1kg de alimento (arroz, feijão, óleo, leite e café) pelo ingresso, na secretaria de Turismo e Cultura. Uma oportunidade para comemorar mais um ano de história com toda a população olimpiense.

No sábado dia 02, o aniversário de Olímpia terá a partir das 9h, a entrega do prolongamento da Av. Constitucionalista de 32 e a construção do túnel de acesso da APAE. Uma obra estruturante que auxilia os moradores, interligando os bairros Jardim Campo Belo, Jardim Santa Fé, Jardim Alvorada, Jardim Luiza, Jardim São Domingos, Vila Cisoto, Cecap e o Jardim Paulista.

Às 10h30, será entregue mais uma grande obra em benefício da população. A inauguração do Complexo Esportivo e Lazer de Olímpia (antigo Banespol). Um espaço todo remodelado para receber aulas gratuitas de natação e hidroginástica, quadras de areia e poliesportiva, campo de futebol, academia ao ar livre, playground e implantação de salas destinadas à prática de atividades como ginástica, tênis de mesa, judô e uma grande e moderna academia de musculação, totalmente equipada.

Por fim, o dia do aniversário, com o objetivo de agradecer as bênçãos e conquistas, receberá uma Missa em Ação de Graças aos 121 anos de Olímpia, às 19h, no Santuário Nossa Senhora Aparecida. A celebração será presidida pelo Reitor do Santuário, Frei Lucas Lisi Rodrigues.

O domingo, dia 03 de março, começa com um "Encontro Ecumênico pela Paz", no Museu de Arte Sacra e Diversidade Religiosa, às 10h, para marcar um momento de união, respeito e tolerância entre as diversas religiões da cidade. Às 16h, a Estação Cultura de Olímpia (ECO) recebe a "Abertura de Novas Exposições Culturais" com três mostras, numa exposição coletiva de diversos artistas, com foco no “Planeta Água – Um mergulho na mitologia brasileira” e “Adir Sodré: o olhar do colecionador”.

A semana de comemorações termina a partir das 18h, com a entrega da Revitalização das Praças Mário David Andreazza e Guerino Bonadio, na Cohab I e II, com show do grupo olimpiense de pagode Resenha A+. Toda a programação é gratuita e aberta à população que quiser prestigiar.