10 ABR 2024
Alunos da rede municipal de Olímpia são destaque na Super Liga de Xadrez
Desenvolvendo diversas habilidades e aprendizado além da sala de aula, alunos da rede municipal de ensino da Estância Turística de Olímpia, que integram o Projeto de Iniciação Esportiva, representaram a cidade e se destacaram na Super Liga de Xadrez, realizada nas últimas semanas.

No dia 23 de março, a 1ª etapa ocorreu no Sesc de São José do Rio Preto, com 197 competidores de 21 cidades. Já a 2ª etapa, realizada no último sábado (06), em Fernandópolis, reuniu 123 participantes, que representaram 14 cidades da região.

O Projeto de Iniciação Esportiva é desenvolvido pela Prefeitura, por meio da secretaria de Educação. A modalidade Jogos de Tabuleiro é ministrada na EMEB Santo Seno, pela professora de Educação Física, Bruna Bonito. Os alunos têm praticado, há mais de 2 anos, jogos de tabuleiro e, desde o 2° semestre de 2023, com foco maior no Xadrez.

Demonstrando os resultados do aprendizado, na etapa de São José do Rio Preto, os atletas olimpienses somaram pontos que classificaram a cidade em 8º lugar e a escola em 5ª colocada. Em Fernandópolis, as conquistas foram ainda mais significativas com a aluna Maria Vitória Rocha de Lima, que garantiu o 2º lugar na modalidade Sub 10 Feminino e juntamente com os demais estudantes que participaram do evento, somaram pontos, classificando a cidade em 5º lugar e a EMEB Santo Seno em 4º lugar.

A Superliga de Xadrez é um circuito de xadrez rápido, organizado nos moldes da Confederação Brasileira de Xadrez. A competição existe há mais de 20 anos, tendo como base o Circuito Noroeste Paulista de Xadrez, sendo uma das primeiras ligas de xadrez do Estado de São Paulo.

“É uma satisfação enorme poder acompanhar o desenvolvimento de nossos alunos que, através dos jogos de tabuleiro, aprimoram seu modo de entender e raciocinar e, além disso, representam tão bem nossa cidade neste evento tão importante para a modalidade”, destacou a secretária de Educação, Maria Cláudia Vanti Luizon Padilha.

A Estância Turística de Olímpia sediará a próxima etapa da Superliga, que será realizada no dia 18 de maio.