Nesta semana, três reuniões importantes foram realizadas, inclusive com encontros em São Paulo, na capital, para discutir assuntos pertinentes a projetos que preveem ampliações em tecnologia, inovação, educação e formação profissional para a Estância Turística de Olímpia. Nesses encontros, o município foi representado pelo secretário de Inovação, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável de Olímpia, Wilson França, levando demandas do prefeito Geninho Zuliani.
A primeira reunião ocorreu na quarta-feira, 12 de março, para discutir a viabilização da Fatec (Faculdade de Tecnologia) no município de Olímpia. O objetivo foi estreitar os trâmites, identificar como a prefeitura e a secretaria podem auxiliar com informações para agilizar o processo e alinhar o projeto para garantir sua viabilidade.
De acordo com o diretor-superintendente do Centro Paula Souza, Clóvis Dias, o processo de criação da Fatec em Olímpia está em andamento e aguarda análise e aprovação da Comissão Jurídica (CJ) para sua viabilização.
A instalação de uma Fatec em Olímpia é uma das grandes expectativas do município, pois a chegada da instituição contribuirá para a ampliação de oportunidades de formação profissional.
NÚCLEO DE INOVAÇÃO
Na quinta-feira, 13 de março, em reunião na sede da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, o secretário destacou os avanços para a criação do Núcleo de Inovação de Olímpia, um ambiente propício para startups e empresas de tecnologia, além da parceria com entidades do Sistema S, como Sebrae e Senac.
O diretor de Inovação da Secretaria Estadual aproveitou a reunião para apresentar o Sistema Paulista de Ambientes de Inovação (SPAI), um programa que busca integrar ambientes de inovação em todo o estado, oferecendo suporte a empresas que desejam desenvolver projetos inovadores.
As ações discutidas visam impulsionar a economia local e posicionar a cidade como um polo de inovação no estado de São Paulo. O encontro reforçou o compromisso mútuo com o desenvolvimento sustentável e a inovação, destacando a importância das parcerias estratégicas para o avanço tecnológico de Olímpia.
PARCERIA COM UNIVESP
Na capital, o secretário também participou de uma reunião com assessores da presidência da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) na sede da instituição. O encontro, realizado na quinta-feira, 13 de março, teve como objetivo alinhar parcerias visando à ampliação da qualificação profissional em Olímpia, com foco nas áreas de tecnologia e inovação.
Na reunião, os representantes da Univesp e a Prefeitura de Olímpia discutiram o fortalecimento da divulgação dos cursos oferecidos no município para ampliar a quantidade de vagas nos próximos vestibulares. Atualmente, a instituição oferece 54 vagas no vestibular para Olímpia, além de 6 vagas adicionais por meio do sistema de "provão", destinado a alunos da rede pública de ensino. As inscrições para o Vestibular deste ano estão abertas até o dia 07 de abril e podem ser feitas pelo site
http://vestibular.univesp.br/.
Com foco na educação a distância, a Univesp se tornou uma das maiores instituições de ensino superior da América Latina. A parceria entre a universidade e a Prefeitura tem o objetivo de promover a qualificação profissional local, atendendo às necessidades do mercado de trabalho e ao desenvolvimento econômico da região.