Com o objetivo de reforçar a conscientização e a prevenção a incêndios florestais em propriedade rurais, a Prefeitura da Estância Turística de Olímpia realizou, na última quarta-feira, dia 3 de setembro, uma ação que combinou palestras educativas e treinamento prático com a reunião de produtores rurais, autoridades e representantes de instituições ligadas ao meio ambiente e à segurança.
A programação começou pela manhã, na sede da OAB Olímpia, com a parte teórica. A palestra foi conduzida pela Defesa Civil. Na ocasião, foram abordados os principais fatores que levam às queimadas, os impactos ambientais e econômicos causados pelos incêndios e a importância da atuação preventiva nas propriedades rurais.
À tarde, os participantes se reuniram em uma área próxima à EMEB Pedrinho, na Avenida Nossa Senhora de Fátima, para acompanhar uma demonstração prática de combate ao fogo que contou com a presença da Guarda Civil Municipal (GCM), da Defesa Civil e outras autoridades, como a Promotora de Justiça – Comarca de Olímpia, Dra. Aline Kleer Fernandes.
A atividade mostrou a complexidade do trabalho realizado pelos profissionais da linha de frente e ressaltou a necessidade de união entre diferentes setores da sociedade. “Quando falamos de incêndio, não é só responsabilidade do bombeiro ou da polícia. É uma causa coletiva. Todos nós precisamos nos unir para combater efetivamente, porque o incêndio é algo maior do que cada um de nós”, destacou a Dra. Aline Kleer Fernandes.
A ação também reforçou o estreitamento das parcerias institucionais. Estiveram presentes representantes da Secretaria de Inovação, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável, OAB, Ministério Público, DER, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal e guardas metropolitanas, além das Secretarias estaduais de Segurança Pública, Justiça e Cidadania, e Agricultura e Abastecimento, com apoio do CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral).
A iniciativa se dá em um momento de fortalecimento das ações do Governo de São Paulo no combate e prevenção a queimadas com a Operação SP Sem Fogo. Essa é mais uma de uma série de ações que vêm sendo realizadas, nos últimos meses, com o objetivo de promover a conscientização e a prevenção de incêndios florestais no município.
A Prefeitura reforça que a prevenção é o principal caminho: não realizar queimadas, adotar boas práticas agrícolas e denunciar situações de risco são atitudes fundamentais para proteger vidas, o patrimônio e o meio ambiente.
Vale ressaltar que, em casos de emergência, os contatos são: Defesa Civil (199), Corpo de Bombeiros (193) e Polícia Militar (190).