Fortalecendo as políticas públicas voltadas à Primeira Infância, a Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, reforça a atuação do Programa Criança Feliz, uma importante estratégia de proteção social básica voltada às famílias com gestantes, crianças de até três anos e crianças com deficiência de até seis anos beneficiárias do BPC.
O programa é baseado na realização de visitas domiciliares semanais, nas quais visitadores capacitados orientam os responsáveis, promovem atividades específicas e estimulam o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, além de garantir o acesso a direitos e a articulação com a rede de serviços públicos.
Alinhado ao Marco Legal da Primeira Infância, o Criança Feliz busca assegurar às famílias meios para promover o desenvolvimento integral das crianças, considerando a relevância dos primeiros anos de vida para a formação do ser humano.
Em Olímpia, o atendimento é oferecido pelo CRAS I (Santa Ifigênia), que recebe tanto encaminhamentos como demandas espontâneas de famílias interessadas. Atualmente, 80 famílias já são atendidas na cidade e nos distritos, com a meta de ampliar esse número para 200 famílias, conforme pactuado junto ao Governo Federal.
Segundo a administração municipal, a iniciativa reforça o compromisso da cidade com a inclusão social, a valorização da infância e a construção de oportunidades desde os primeiros anos de vida.
“O Criança Feliz vem fortalecer todo o trabalho da Primeira Infância no município, alinhado às diretrizes do prefeito Geninho Zuliani, e à política de assistência e proteção social, atuando no desenvolvimento infantil, apoio à gestante e, principalmente, na qualidade de vida da população”, destaca a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Edna Marques.