A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Olímpia iniciou, nesta semana, uma nova etapa de distribuição do Cordão de Girassol, símbolo de identificação de deficiências ocultas ou de transtornos neurodivergentes, como o autismo (TEA) ou déficit de atenção(TDAH), entre outras condições imperceptíveis à primeira vista.
Os cordões, que antes eram feitos somente presencialmente nos CRAS, agora podem ser pedidos com mais facilidade via o aplicativo da Prefeitura Conecta+ Olímpia. A solicitação é simplificada pelo aplicativo, tornando o processo mais simples e rápido pela plataforma digital oficial do município.
Com essa funcionalidade, os moradores podem fazer a solicitação sem precisar se deslocar até uma unidade, tornando o andamento mais ágil e acessível para todas as famílias.
Para realizar o cadastro, é necessário enviar os seguintes documentos:
- RG e CPF da pessoa com deficiência oculta e/ou transtorno do neurodesenvolvimento;
- Comprovante de endereço atualizado;
- Laudo médico que comprove a condição;
- Documento com foto do responsável legal (para menores de idade).
Quem preferir também pode fazer a solicitação presencial, que continua disponível nas unidades de CRAS mais próximas.
Após o pedido, a equipe da Assistência Social entrará em contato com cada usuário, diretamente, para agendar a retirada do cordão, garantindo um atendimento personalizado. Vale reforçar que é necessário realizar o cadastro prévio para verificação das condicionalidades que dão direito ao cordão.
Inclusão e respeito no dia a dia
Reconhecido mundial e nacionalmente, o Cordão de Girassol é um importante instrumento de inclusão. Ele auxilia na identificação de pessoas com deficiências ou condições neurológicas não visíveis e garante direitos como atendimento prioritário em estabelecimentos públicos e privados, uso de filas preferenciais e demais benefícios previstos em lei.
Com a ampliação do acesso e a possibilidade de solicitar o cordão pelo App Conecta+, a Prefeitura de Olímpia reforça seu compromisso com a construção de uma cidade mais acolhedora e inclusiva, promovendo um atendimento digno e respeitoso para todos.









