Em Olímpia, cada gesto de solidariedade pode transformar um destino. É por isso que a Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, em parceria com os conselhos municipais, lança a campanha “Destinação – Imposto que Transforma”, um convite para que cada contribuinte olhe para o próximo e ajude a construir um futuro mais justo com uma atitude simples e sem qualquer custo adicional.
A proposta é grandiosa: é possível declarar os bens e fazer o bem para sua cidade. O contribuinte pode escolher aplicar o dinheiro em ações sociais de Olímpia de forma fácil e acessível.
Pessoas físicas podem destinar até 6% do IR devido diretamente aos fundos municipais, se a destinação for feita até 31 de dezembro do ano-base, sendo 3% voltado para o Fundo da Criança e do Adolescente (CMDCA) e 3% para o Fundo da Pessoa Idosa (CMDI). Se preferir fazer a destinação no momento da declaração do Imposto de Renda, pode doar 3% diretamente no programa da Receita Federal.
Já as empresas que declaram pelo Lucro Real podem destinar até 1% do imposto devido para cada fundo.
Tudo acontece de forma prática no próprio programa da Receita Federal, com emissão do documento DARF específico e validação na restituição ou abatimento no imposto a pagar. Vale pontuar que o contribuinte apenas redireciona parte do imposto, que já seria pago, para ações concretas que mudam vidas na própria cidade.
Para a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Edna Marques, a ação fomenta o exercício da cidadania e promove a solidariedade na prática. “Queremos envolver cada vez mais gente na construção de uma cidade mais justa e solidária. Quando cada cidadão participa, destina uma parte do seu imposto e contribui com os projetos sociais, está diretamente ajudando a transformar vidas”, destaca.
Resumindo: você contribui com sua cidade, não perde nada e garante que uma parte do seu IR fique por aqui, financiando ações importantes para a assistência e para a educação. O valor, em vez de ir para o Governo Federal, volta para a população olimpiense em forma de políticas públicas municipais.
A adesão de cada um reforça uma corrente de cidadania que envolve cada munícipe na construção de uma cidade melhor para todos.
Quero participar! Como faço a destinação?
Se você deseja contribuir e transformar vidas sem gastar nada a mais, o caminho é simples. Durante todo o ano, é possível fazer um depósito identificado diretamente na conta do Fundo Municipal que você quiser apoiar, seja o CMDCA (Criança e Adolescente) ou o CPMI (Pessoa Idosa).
Mas, se você é uma pessoa física e prefere fazer essa destinação no momento da declaração do Imposto de Renda, não tem problema e o processo é igualmente fácil:
· No programa da Receita Federal, acesse a aba “Doações diretamente na declaração”
· Escolha o fundo municipal que deseja apoiar (CMDCA e CPMI)
· Gere automaticamente o DARF, documento com valor emitido pela Receita Federal, pelo próprio sistema
· Pague até o prazo final da declaração
E pronto! Você já destinou parte do seu imposto para transformar o futuro dos olimpienses.
E, afinal, para onde vai meu dinheiro?
Essa é a melhor parte: sua doação fica na cidade.
Os recursos destinados aos fundos são administrados pelos conselhos municipais, que garantem transparência, fiscalização e que cada centavo seja investido em projetos que cuidam de crianças, adolescentes e idosos da nossa comunidade.
São os próprios conselhos que analisam e escolhem as instituições e iniciativas que receberão esse apoio, tudo de maneira responsável e com controle social.
Pode até parecer um gesto pequeno, mas a sua destinação fortalece políticas públicas importantes, incentiva a cidadania e faz o recurso voltar diretamente para quem mais precisa no município.
Fale com seu contador, participe da campanha Destinação e ajude a transformar vidas!
Confira no vídeo mais informações:
https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/centrais-de-conteudo/videos/cidadania-fiscal/campanha-destinacao/destinacao-do-imposto-de-renda-atualizado-2025