A Educação da Estância Turística de Olímpia segue se consolidando em gestão eficiente e qualidade do ensino. Na 3ª edição do Prêmio PAR – Prêmio Alfabetização Responsável 2025, promovido pela Fiesp e Sesi-SP, o município foi reconhecido por seus excelentes resultados em alfabetização na idade certa.
A conquista foi revelada durante a cerimônia de premiação, realizada na noite dessa terça-feira, dia 11, em São Paulo, destacando a rede olimpiense entre as oito melhores do estado de São Paulo.
Junto com Olímpia, os municípios que alcançaram os mais altos índices de educação responsável do Estado foram Campos Novos Paulista, Tupi Paulista, Lins, Taquaritinga, Bertioga, Riolândia e Sagres.
O Prêmio PAR 2025 considerou como principais critérios proficiência no Saresp 2024, além de indicadores socioeconômicos e resultados na alfabetização até o final do 2º ano do Ensino Fundamental, considerada a idade certa, reforçando o compromisso com uma educação pública de qualidade desde os primeiros anos escolares.
Em 2024, Olímpia havia conquistado certificado de reconhecimento pelo avanço na alfabetização e, nesta edição de 2025, recebeu o Prêmio PAR, que garante também à cidade um espaço maker com laboratório de fabricação digital e equipamentos de última geração, além de contarem com um instrutor do Sesi-SP no local, com inovação e equidade. A sala será implantada pelo Sesi no próximo ano.
Na ocasião, o prêmio foi recebido pela secretária de Educação, Jéssica Maria dos Santos, que representou o prefeito Geninho Zuliani, e estava acompanhada também da secretária de Cultura e Defesa do Folclore, Priscila Foresti.
“Olimpia é uma prova de que, quando a Educação caminha de mãos dadas com outras áreas, a gente tem excelentes resultados. A cidade de Olímpia, como todos sabem, somos a Capital Nacional do Folclore e o folclore faz parte da Educação, da identidade do nosso povo e dá todo o sentido à educação do nosso município. Em nome de toda a nossa equipe e de todos os profissionais de educação de Olímpia, nosso muito obrigada, por todos que acreditam no nosso trabalho e acreditam que, de fato, a educação transforma a sociedade, transforma o país e cada um de nós e, apenas transformados, é que somos capazes de fazer a diferença”, declarou a secretária durante o evento.
O encontro reuniu autoridades, gestores e educadores de todo o estado para reconhecer municípios paulistas que avançaram na alfabetização na idade certa.
Confira o vídeo da transmissão:
https://www.youtube.com/watch?v=Zg05dEuz14E&t=1s