A Prefeitura da Estância Turística de Olímpia segue com a programação cultural gratuita em celebração à Semana da Consciência Negra. Com a temática “Mulheres Negras”, as atividades fortalecem a valorização da cultura afro-brasileira olimpiense e a luta constante combate ao racismo.
As ações, realizadas pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social em parceria com a Cultura e Defesa do Folclore, reforçam o compromisso das políticas públicas com o respeito às identidades raciais e a diversidade cultural no interior paulista.
Ao longo de toda a semana, a população pode prestigiar apresentações musicais, teatrais, religiosas e rodas de conversa, com artistas e grupos que preservam a cultura afro-brasileira.
Todas as atividades da Semana da Consciência Negra serão realizadas em diversos espaços culturais abertos para receber toda a comunidade. A programação tem parceria também com a APAA (Associação Paulista dos Amigos da Arte) e com o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas.
O início das atividades ocorreu no sábado, 15 de novembro, com a cultura urbana do Movimento Hip Hop e o encontro de religiões de matrizes afros, momento que reuniu tradição, espiritualidade e a fé do povo brasileiro.
Na noite dessa segunda, 17, a Casa da Cultura recebeu apresentações da “Vozes da Igualdade”, da Companhia de Danças Parafolclóricas Zazuê e um bate-papo com a psicóloga Juliana Mogrão.
A programação segue nesta terça, dia 18, às 19h, na Casa da Cultura, com o espetáculo teatral “Carolina de Jesus”, obra que homenageia uma das mais importantes escritoras negras do país, símbolo de resistência nas periferias e luta contra a desigualdade social.
Já na quarta, 19, véspera do feriado nacional do Dia da Consciência Negra, às 19h, haverá abertura da exposição artística “Almas Pretas – Trajetórias Ancestrais”, uma produção da Unesp de Araraquara. A mostra ficará disponível para visitação na ECO – Estação Cultural de Olímpia até 31 de janeiro de 2026, fortalecendo o olhar sobre as histórias que moldaram gerações.
Ainda no dia 19, às 20h, o Coreto da Praça Rui Barbosa ganha o ritmo da batucada com a Escola de Samba Acadêmicos do Samba e shows com a Roda de Samba Afrosamba e com o grupo de pagode Chega pra Sambar, celebrando a música que traduz a identidade nacional ao som do atabaque e do pandeiro. Uma noite que promete muita animação e alegria.
O encerramento da semana será no sábado, dia 22, às 19h, na Casa da Cultura, com o monólogo teatral “Deixa Comigo”, da Cia Black e Preto Produções Artísticas, um espetáculo emocionante protagonizado por Iléa Ferraz, que dá vida a Lina, uma empregada doméstica que revela sua trajetória enquanto trabalha na cozinha. Entre sambas, mensagens e conversas com Aton — cachorro simbolicamente representado pelo público — ela compartilha afetos, memórias e desafios. A peça aborda temas como identidade racial, desigualdade social e transformação pessoal, mostrando a jornada de autoconhecimento de uma mulher negra que sonha em cantar. Em um desfecho poético, Lina ressignifica sua dor e segue em direção aos próprios sonhos.
A Prefeitura de Olímpia convida toda a comunidade a participar das atividades gratuitas, refletir sobre a importância do respeito às diferenças e celebrar a força e a beleza da ancestralidade que moldou, e continua moldando, a história do país.
PROGRAMAÇÃO GRATUITA:
18/11 – Terça-feira
19h – Apresentação Teatral “Carolina de Jesus”
Local: Casa da Cultura
19/11 – Quarta-feira
19h – Exposição “Almas Pretas – Trajetórias Ancestrais” da Unesp de Araraquara
Local: ECO – Estação Cultural de Olímpia (R. Cel. José Medeiros, N° 477, Patrimônio de São João Batista)
20h – Escola de Samba Acadêmicos do Samba e show com Roda de Samba Afrosamba/Pagode e Chega pra Sambar
Local: Coreto da Praça Rui Barbosa
22/11 – Sábado
19h – Monólogo Teatral “Deixa Comigo” – Cia Black e Preto Produções Artísticas
Local: Casa da Cultura
Fotos:
https://www.flickr.com/photos/pmolimpia/albums/72177720330370331