22 JAN 2019
Casa de Passagem oferece acolhimento e busca reintegração social dos moradores

Com o intuito de auxiliar as pessoas em situação de rua na Estância Turística de Olímpia, a secretaria de Assistência Social, por meio da Casa de Passagem, tem desenvolvido atividades para estimular os usuários do serviço e ajudá-los a se reinserir na sociedade. Em 2018, a unidade atendeu 3899 pessoas.

Um dos trabalhos realizados pelo atendimento à pessoa em situação de rua é o cuidado com uma horta, no qual há o plantio e o manejo de verduras e legumes. Além disso, os acolhidos desenvolvem trabalhos de artesanato, como brincos e tapetes, e também ajudam na manutenção do local, fazendo a pintura, pequenos reparos e serviços gerais.

As tarefas desenvolvidas durante a estadia são supervisionadas pelos profissionais do Social e promovidas de acordo com as aptidões dos usuários.

O equipamento social tem desempenhado um trabalho importante de acolhimento das pessoas em condição de rua. De acordo com a secretária de Assistência Social, Cristina Reale, no local, além de terem disponíveis alimentação, banho e dormitório, os usuários recebem atendimento e acompanhamento de psicólogo e assistente social.

“Uma equipe que está preparada para atender essa população e amparar em todas as suas necessidades, sejam eles físicas ou sociais. Visamos garantir que a pessoa reconstrua o projeto de vida”, destacou a secretária.

Caso o cidadão encontre alguma pessoa em condição de rua, pode ligar no telefone (17) 3281-6644 para a equipe se dirigir ao local e fazer a abordagem para atendimento. A Casa de Passagem está localizada na Rua São João, 781 – Centro.