03 AGO 2020
CULTURA, ESPORTES E LAZER
Festival do Folclore, um dos maiores do país, será “digital” em 2020 com abertura neste sábado (08)

De 8 a 16 de agosto de 2020, a Estância Turística de Olímpia, no noroeste paulista, realizará o 56º Festival do Folclore, um dos maiores e mais importantes do país, e que, neste ano, ocorrerá pela primeira vez em formato totalmente “digital”, devido às medidas de prevenção necessárias por causa da pandemia da Covid-19.

Assim, durante os nove dias de festa, a Capital Nacional do Folclore promoverá o encontro da cultura popular brasileira pela internet. Segundo a Comissão Organizadora, a edição contará com um recorde de estados representados, somando 72 grupos de 18 estados brasileiros. A abertura será neste sábado (08), a partir das 20h, com uma coletânea das aberturas de anos anteriores, além da apresentação por vídeos de oito grupos folclóricos e parafolclóricos.

O público poderá acompanhar apresentações culturais inéditas e ainda um compilado de gravações de anos anteriores, incluindo vídeos dos desfiles, missas, peregrinações, minifestivais, palestras e outras atividades que compõem a programação completa do festival tradicional.

O cartaz oficial da edição 2020, que celebra o Jubileu de Violeta, faz homenagem aos grupos folclóricos de Olímpia e destaca ainda o criador e idealizador do Festival, Professor José Sant’anna, que, no dia 08 de julho, completaria 83 anos de vida.

O evento que, presencialmente, reúne cerca de 130 mil pessoas, também vinha ganhando um grande público virtual com a adesão às transmissões ao vivo, pelo Facebook e Youtube oficiais do festival. Em 2019, as transmissões atingiram mais de 90 mil visualizações e alcançaram quase 190 mil pessoas, por meio do compartilhamento das chamadas lives

“A lei que transformou Olímpia em Capital Nacional do Folclore nos traz responsabilidade de cultuar o folclore nacional, a autêntica cultura popular brasileira. Nós nunca deixamos de ter o festival, temos grupos que mantêm sua existência por causa do evento e esperam o ano inteiro para vir a Olímpia, mas, este ano, em função da pandemia, faremos um festival dos novos tempos, em formato digital, mas que será muito rico em informações culturais, com grande número de estados participando com a exibição de novas gravações e recuperando apresentações antigas. Assim, vamos cuidar de vidas, mas sem deixarmos de lado nosso amor pelo folclore”, declarou o prefeito Fernando Cunha.

O FEFOL Digital será transmitido todas as noites, de 8 a 16 de agosto, nos canais oficiais do Festival do Folclore de Olímpia no Facebook e no Youtube, além de material no site. O evento é uma realização da Prefeitura, por meio da secretaria de Cultura, Esportes e Lazer, com apoio promocional da TV TEM, de empresas e associações culturais. A programação completa está disponível no site do festival.

Mais informações: