10 AGO 2021
GABINETE
Olímpia conquista representatividade e passa a integrar a Região Metropolitana de Rio Preto
Mais uma grande conquista chega para fortalecer a representatividade da Estância Turística de Olímpia no Estado de São Paulo. A Assembleia Legislativa (Alesp) votou nesta terça-feira (10), o projeto que cria a Região Metropolitana (RM) de Rio Preto, com a inclusão de Olímpia entre os municípios integrantes.

O Projeto de Lei Complementar PLC 15/2021 é de autoria do Governador João Doria e foi aprovado com votação por aclamação, durante a 63ª Sessão Extraordinária em formato virtual.

A princípio, a RM contaria com 35 municípios da região administrativa de Rio Preto, mas após gestão das lideranças locais, regionais e estaduais, que entenderam a importância de Olímpia neste cenário, uma emenda foi proposta, acrescentando o município e ainda a cidade vizinha, Severínia, somando assim, 37 cidades.

O texto alternativo aprovado pelo Plenário terá a redação final elaborada pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e ficará em pauta por um dia antes de seguir para sanção do Executivo.

Ao todo, o Estado conta com 6 regiões metropolitanas, sendo a de Rio Preto a 7ª região constituída. O projeto de criação foi formalizado com base em estudos da Fundação Seade e da USP, com dados que propõem a criação de polos regionais para possibilitar maior representatividade na busca de investimentos para as cidades que as integram. Com isso, áreas como transporte, infraestrutura e outras políticas públicas passam a ser planejadas de forma macro, impactando economicamente vários municípios ao mesmo tempo para proporcionar mais qualidade de vida e desenvolvimento.

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), as 37 cidades somam uma população de quase 1 milhão de pessoas e um PIB estimado em R$ 30 milhões. Os principais vetores da economia da região são comércio e serviços. Logo em seguida, vem a indústria, que se desenvolveu muito a partir do século passado. A agropecuária ocupa a terceira posição de relevância econômica na região, principalmente com o cultivo de cana-de-açúcar.

Ainda de acordo com a redação do PLC, a constituição da RM contará também com um Conselho de Desenvolvimento e ainda com uma instituição autárquica para integrar o planejamento e a execução das funções públicas na região, acelerando o progresso dos municípios que a formam, permitindo um crescimento mais igualitário.

A inclusão de Olímpia foi um pedido do prefeito Fernando Cunha, que contou com o apoio do deputado federal Geninho Zuliani e com o comprometimento do governador Joao Doria e do vice-governador, Rodrigo Garcia. A emenda que inclui o município foi indicada pelo então deputado estadual Itamar Borges, acatada pelo relator especial, deputado estadual Sebastião Santos. O secretário de Desenvolvimento Regional do Estado, Marco Vinholi, e o presidente da Alesp, deputado estadual Carlão Pignatari, também contribuíram com esta conquista.

“É com grande alegria e orgulho que acabamos de dar mais um passo importante para o desenvolvimento de Olímpia. Agora, nossa cidade faz parte da Região Metropolitana de Rio Preto, que, com um grupo forte de 37 municípios, está sendo criada para ampliar a representatividade do interior no Estado e traçar políticas públicas planejadas em conjunto para proporcionar mais investimentos e qualidade de vida à população. A criação permitirá ainda um planejamento estratégico, permitindo que uma atenção maior seja voltada para as questões de abastecimento, saúde e até mesmo infraestrutura. Deixo meus agradecimentos a todas as lideranças envolvidas e também aos deputados que votaram a favor da criação da RM e da inclusão de Olímpia. Este era um anseio muito grande nosso enquanto gestores e cidadãos, levando em conta que recorremos muito a Rio Preto quando precisamos de serviços e atividades que não encontramos em Olímpia, facilitando agora, nosso contato para atendimento a demandas de nosso município”, declarou o prefeito Fernando Cunha.

Integram a Região Metropolitana de São José do Rio Preto os municípios de Adolfo, Bady Bassit, Bálsamo, Cedral, Guapiaçu, Ibirá, Icém, Ipiguá, Irapuã, Jaci, José Bonifácio, Macaubal, Mendonça, Mirassol, Mirassolândia, Monte Aprazível, Neves Paulista, Nipoã, Nova Aliança, Nova Granada, Olímpia, Onda Verde, Orindiúva, Palestina, Paulo de Faria, Planalto, Poloni, Potirendaba, Sales, São José do Rio Preto, Severínia, Tanabi, Ubarana, Uchoa, União Paulista, Urupês e Zacarias.

SOBRE OLÍMPIA
A inclusão da cidade, segundo o parecer do relator Sebastião Santos, contribuirá com o planejamento regional para o desenvolvimento socioeconômico e melhoria da qualidade de vida. Isso porque o município, que é estância turística, tem grande potencial para se tornar sede regional do turismo, contando com dois dos 10 parques aquáticos mais visitados da América Latina, visitação média de 3 milhões de turistas ao ano e sendo considerado o segundo maior em número de leitos hoteleiros do Estado de SP, além de outros investimentos da iniciativa privada e do poder público que estão em desenvolvimento para ampliar a infraestrutura local.