26 JUN 2023
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Olímpia realiza 13ª Conferência Municipal de Assistência Social para discutir melhorias nos direitos da população
Com o objetivo de discutir políticas públicas e a melhoria constante do SUAS – Sistema Único de Assistência Social, a Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da secretaria de Assistência Social, realizou na manhã da última sexta-feira (23), na sala de Convenções do Celebration Resort, a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social.

Neste ano, com o tema “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”, os participantes discutiram os 05 eixos propostos pelo Conselho Nacional de Assistência Social (financiamento; controle social; articulação entre segmentos; serviços, programas e projetos; e benefícios e transferência de renda) além de dialogar sobre novas ideias, propostas e soluções para que haja cada vez mais atuação eficaz do poder público, sociedade civil e entidades do terceiro setor na garantia dos diretos socioassistenciais.

A 13ª Conferência contou com a presença de profissionais da rede, psicólogos, professores, diretores de escolas estaduais, representantes de entidades assistenciais do município, além da secretária da Assistência Cristina Reale, no ato representando o prefeito Fernando Cunha, do presidente da Câmara, Sargento Barrera, dos vereadores Edna Marques, Luciano Ferreira (Mumu), Héliton de Souza (Lorão) e Lúcio Cláudio Pereira (Amaral).

Os trabalhos foram conduzidos pela presidente do Conselho Municipal, Érica Cristina de Jesus Silva, e pela palestrante convidada, Prof.ª Renata Aparecida Ferreira, mestre em gestão e políticas públicas, conselheira nacional de assistência social, consultora em proteção social em organismos internacionais e fundadora da Ciclos Gestão Social.

Antes do início dos diálogos, os usuários do Centro Dia do Idoso, exibiram duas apresentações culturais com uma dança temática e a interpretação da música “Beijo Doce”, emocionando o público e mostrando a importância dos equipamentos sociais para promoção da socialização, bem-estar e qualidade de vida. Além disso, idosos que frequentam o CDI também deram depoimentos sobre a importância desta assistência que eles recebem nos equipamentos do município.

Durante os debates, os participantes elaboraram diretrizes para o SUAS tendo como ponto de partida o regimento interno e as propostas elaboradas na pré-conferência, visando sempre o protagonismo dos envolvidos para o desenvolvimento dos programas e projetos socioassistenciais nas esferas municipais, estaduais e federais.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024