02 JUL 2018
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Festas Juninas do Social estimulam cultura caipira e reúnem famílias de programas

O mês mais festivo e tradicional da cultura caipira terminou e as tradicionais festas juninas agitaram os dispositivos atendidos pela secretaria de Assistência Social e fizeram a alegria de milhares de moradores atendidos pelos programas sociais.

Ao todo, foram apresentadas 10 atividades artísticas e interativas com as crianças e adolescentes do CRIJ (Centro de Referência da Infância e Juventude), que alcançou desde crianças até idosos dos programas sociais. Além disso, as confraternizações juninas estimularam a interação entre os moradores, fortaleceram os vínculos nos bairros e demonstraram a tradição cultural e as comidas típicas do período.

As atividades iniciaram no dia 12 de junho, pelo Núcleo Socioassistencial do Distrito de Ribeiro dos Santos e percorreram as três unidades do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), o Centro Dia do Idoso, a Casa de Acolhimento, a Casa de Passagem, o Núcleo Socioassistencial de Baguaçu e o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social). O encerramento foi realizado na última quinta-feira, 28, com os idosos no Centro de Convivência do Idoso e contou com a presença do prefeito Fernando Cunha e apresentações do grupo Frutos da Terra, ETEC e Sou da Paz, do CRIJ.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Cristina Reale, o período é propício para a interação da comunidade e a divulgação da cultura tradicional do interior. “O Social trabalha sempre buscando melhorar a qualidade de vida e criar medidas para as famílias superarem as dificuldades sociais. Quando promovemos as confraternizações, buscamos trazer conteúdos culturais e comemorar os objetivos alcançados. Com a festa junina não é diferente, precisamos preservar nossa cultura e demonstrar as origens do povo do interior”, ressalta Cristina.